Chevrolet Camaro pode se tornar SUV elétrico para rivalizar com Mustang Mach-E
Rumores apontam que a GM deve repetir o caminho da Ford, criando um SUV elétrico de alta performance com o nome de seu famoso muscle car

A GM parece estar um pouco perdida com o que fazer com o Camaro. O histórico muscle car da Chevrolet já está fora de produção há mais de um ano, e a marca parece ainda não ter se decidido se ele volta ou não.
O presidente Mark Reuss já deu a sua opinião, dizendo que gostaria que ele se tornasse um cupê elétrico, aos moldes do que a Dodge fez com o Charger. Porém, a ideia foi descartada por não ter agradado a todos os altos executivos.

Agora, segundo informações do site MotorTrend, a intenção é transformá-lo em um SUV crossover elétrico. Essa história nós já conhecemos, é quase o mesmo que a Ford fez com o Mustang, a diferença é que a Oval Azul não se desfez da versão cupê para criar o Mach E.
Apesar de não existir nenhuma confirmação por parte da Chevrolet, já especula-se quais são as possibilidades de motorização, e a receita será bem caseira. Dentro de seu portfólio, a Chevrolet já tem um SUV elétrico com porte para rivalizar com o Mach E, e que oferece diferentes opções de alcance e potência.

Estamos falando do Blazer EV, que substituiu o Camaro nessa rivalidade moderna com o Mustang. Aqui no Brasil, o SUV da Chevrolet é vendido na versão RS, tendo motor elétrico traseiro de 347 cv e 44,86 kgfm. A bateria tem 102 kWh e garante autonomia de até 481 km. Graças a sua arquitetura, que não é mais chamada de Ultium, é possível carregá-lo em corrente DC de até 190 kW, levando cerca de 40 minutos para chegar a 80% da carga.
Essa é apenas uma variante do Blazer, que tem um leque de possibilidades que podem ser herdadas por um futuro Camaro elétrico. Em uma versão mais barata, por exemplo, ele poderia herdar a configuração AWD com dois motores e 304 cv e 49 kgfm. Ou então, buscar ainda mais esportividade, copiando o trem de força do Blazer EV SS, de 623 cv e 89,73 kgfm, também com tração nas quatro rodas.

Dá até para a Chevrolet cometer alguns exageros, utilizando os motores da Hummer EV. A picape utiliza a mesma arquitetura do Blazer, mas tem conjuntos mecânicos que começam em 842 cv até 1.160 cv, mais que o suficiente para superar os 487 cv e 87,7 kgfm do Mustang Mach-E GT Performance.
Apesar do plano inicial de Reuss ter sido descartado, uma coisa ainda pode ser aproveitada. Na época, a visão do executivo era de que a sétima geração fosse um sedã mais barato. E com tantas possibilidades diferentes de motor, é possível que a GM tenha uma variação bem grande nos valores das versões mais baratas e mais caras.