Microcarros elétricos fazem muito sucesso na China, a ponto de se garantirem como os carros elétricos mais vendidos do mundo. Mas o Caoa Chery iCar é um pouco diferente deles, porque não têm a mesma limitação mecânica e de conteúdo.
É apenas um carro elétrico menor e mais urbano, que estreia no Brasil no final deste mês como o elétrico mais barato do país: o Chery iCar tem preço de R$ 139.990. Mas é preço de lançamento.
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Ele nem é tão novo assim. Foi lançado na China, onde é conhecido como eQ1, em 2017 e nós tivemos um primeiro contato com ele em 2018. Mas passou por uma atualização de meia vida em 2021, quando houve aprimoramentos técnicos e de equipamentos.
O que mais chama atenção são suas dimensões: são só 3,20 m de comprimento (40 cm a menos que um Fiat Mobi), sendo 2,15 m de entre-eixos (só 15 cm a menos que o Mobi), 1,67 m de largura e 1,55 m de altura.
Depois, você acaba reparando que tudo o que seria a lataria é, na verdade, plástico. As portas, a tampa do porta-malas e até o capô, que não tem dobradiças e é simplesmente removível, são de plástico. Eles protegem um monocoque de alumínio que é, de fato, a estrutura do carro. Por sinal, a seção dianteira é um enorme “crash-box” para absorver impactos, pois o motor e, consequentemente a tração, estão na traseira.
Por sinal, a mecânica é modesta. Seu motor síncrono tem 61 cv e 15,3 kgfm e é integrado à carroceria, mas limita a velocidade máxima do Caoa Chery iCar em 100 km/h. O JAC e-JS1 chega aos 115 km/h e o Renault Kwid E-Tech, aos 130 km/h. A bateria de 30,4 kWh permite rodar até 282 km.
Segundo a Caoa Chery, o elétrico pode ser recarregado em até 36 minutos quando em um carregador de 50 kw, ou em 11 horas a 3 kw. O acerto de suspensão, também de acordo com a marca, é exclusivo para o Brasil.
Desde sua atualização, o iCar tem central multimídia com tela de 10 polegadas, ar-condicionado que pode ser ligado remotamente, agendamento de recarga e partida por botão. Além disso, seus bancos dianteiros são elétricos.