Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Chefe da BYD diz que seu esportivo é 10 vezes melhor que Porsche e BMW

Marca chinesa é derivada de parceria entre BYD e Mercedes-Benz e tem como chamariz a perua Z9 GT, de quase 1.000 cv

Por Lukas Kenji
Atualizado em 15 abr 2025, 08h35 - Publicado em 14 abr 2025, 17h00
Denza-Z9-GT-1
 (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

“Esse carro é 10 vezes melhor do que os concorrentes. Temos atributos que marcas clássicas não têm.” Assim, a vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, destacou a Denza Z9 GT, uma perua elétrica de quase 1.000 cv.

A declaração de Li à revista Car Magazine ocorreu em meio à Semana de Design de Milão, na Itália. A ideia é promover o lançamento da Denza na Europa. A marca surgiu de uma parceria entre BYD e Mercedes-Benz e terá o Z9 GT como chamariz para estrear com impacto no mercado europeu.

O modelo tem um motor que desenvolve 952 cv na versão elétrica, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Já na configuração híbrida plug-in, oferece 858 cv, com um motor 2.0 a combustão.

Compartilhe essa matéria via:

Apesar de concorrer com o Porsche Taycan Sport Turismo, a Denza Z9 GT é bem maior: são 5,18 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e 3,13 m de entre-eixos. O rival alemão tem 4,96 m de comprimento e 2,90 m de entre-eixos — diferenças significativas. O peso da chinesa também impressiona: 2.875 kg, mais do que um Rolls-Royce Cullinan.

Continua após a publicidade
Denza-Z9-GT-5
(Divulgação/BYD)

Tecnologia e preço como trunfos

Desenhado por Wolfgang Egger, ex-Alfa Romeo e Lamborghini, o Z9 GT oferece como diferenciais capacidade de “caminhar de lado” (crab-walk) para estacionar em espaços apertados e girar 360 graus no próprio eixo.

Continua após a publicidade

A plataforma e3, com baterias Blade Cell e integração célula-para-corpo, garante autonomia e eficiência, enquanto o interior conta com três telas e sistemas avançados de conectividade.

Na China, o Z9 GT custa entre 334.800 e 414.800 yuans (cerca de R$ 245 mil a R$ 305 mil). Para se ter uma ideia, um Porsche Panamera Sport Turismo parte de 1,08 milhão de yuans (R$ 790 mil). A expectativa é que a Denza mantenha essa vantagem competitiva na Europa, oferecendo equipamentos de série robustos por um custo significativamente menor.

Denza Z9 GT
Interior do carro ainda não foi divulgado oficialmente (Denza/Reprodução)
Continua após a publicidade

Posicionamento estratégico

A Denza surge como uma marca intermediária entre a BYD, focada no mercado de massa, e a luxuosa YangWang. Já a Denza mira consumidores em busca de status e sofisticação, mas com orçamento mais flexível. A rede de vendas e pós-venda será independente, com concessionárias e equipes dedicadas, segundo Stella Li.

Continua após a publicidade

Além do Z9 GT, a Denza planeja lançar a van D9 e dois utilitários off-road sob o guarda-chuva da submarca Fangchengbao. A empresa também pode rebatizar modelos da YangWang, como o U7, para facilitar a aceitação na Europa.

BYD U7
(Divulgação/BYD)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.