Chefe da BYD diz que seu esportivo é 10 vezes melhor que Porsche e BMW
Marca chinesa é derivada de parceria entre BYD e Mercedes-Benz e tem como chamariz a perua Z9 GT, de quase 1.000 cv

“Esse carro é 10 vezes melhor do que os concorrentes. Temos atributos que marcas clássicas não têm.” Assim, a vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, destacou a Denza Z9 GT, uma perua elétrica de quase 1.000 cv.
A declaração de Li à revista Car Magazine ocorreu em meio à Semana de Design de Milão, na Itália. A ideia é promover o lançamento da Denza na Europa. A marca surgiu de uma parceria entre BYD e Mercedes-Benz e terá o Z9 GT como chamariz para estrear com impacto no mercado europeu.
O modelo tem um motor que desenvolve 952 cv na versão elétrica, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Já na configuração híbrida plug-in, oferece 858 cv, com um motor 2.0 a combustão.
Apesar de concorrer com o Porsche Taycan Sport Turismo, a Denza Z9 GT é bem maior: são 5,18 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e 3,13 m de entre-eixos. O rival alemão tem 4,96 m de comprimento e 2,90 m de entre-eixos — diferenças significativas. O peso da chinesa também impressiona: 2.875 kg, mais do que um Rolls-Royce Cullinan.

Tecnologia e preço como trunfos
Desenhado por Wolfgang Egger, ex-Alfa Romeo e Lamborghini, o Z9 GT oferece como diferenciais capacidade de “caminhar de lado” (crab-walk) para estacionar em espaços apertados e girar 360 graus no próprio eixo.
A plataforma e3, com baterias Blade Cell e integração célula-para-corpo, garante autonomia e eficiência, enquanto o interior conta com três telas e sistemas avançados de conectividade.
Na China, o Z9 GT custa entre 334.800 e 414.800 yuans (cerca de R$ 245 mil a R$ 305 mil). Para se ter uma ideia, um Porsche Panamera Sport Turismo parte de 1,08 milhão de yuans (R$ 790 mil). A expectativa é que a Denza mantenha essa vantagem competitiva na Europa, oferecendo equipamentos de série robustos por um custo significativamente menor.

Posicionamento estratégico
A Denza surge como uma marca intermediária entre a BYD, focada no mercado de massa, e a luxuosa YangWang. Já a Denza mira consumidores em busca de status e sofisticação, mas com orçamento mais flexível. A rede de vendas e pós-venda será independente, com concessionárias e equipes dedicadas, segundo Stella Li.
Além do Z9 GT, a Denza planeja lançar a van D9 e dois utilitários off-road sob o guarda-chuva da submarca Fangchengbao. A empresa também pode rebatizar modelos da YangWang, como o U7, para facilitar a aceitação na Europa.
