A BYD é uma das montadoras que está marcando presença no Festival Interlagos 2024 e as expectativas são grandes. A montadora chinesa promete apresentar uma série de novidades, como os veículos de suas marcas de luxo, Denza e Bao, e o “SUV do Dolphin”, o Yuan Pro.
O modelo estará exposto no estande principal da marca e disponível para que qualquer visitante possa conhecer mais de perto a novidade. Assim como o hatch, o Yuan Pro promete causar um alvoroço no segmento, já que a sua proposta é ser o SUV elétrico mais barato do Brasil.
Na prática, ele ficará posicionado abaixo do Yuan Plus, o SUV elétrico mais acessível da marca no momento, da mesma forma que o Song Pro é mais barato do que o Song Plus. Vale lembrar que ele estreou custando os mesmos R$ 229.800 do híbrido Song Plus. Mas com o lançamento da linha 2025, o Yuan ficou mais caro e agora parte dos R$ 235.800.
Especula-se que o Yuan Pro chegue custando cerca de R$ 30.000 a menos que o ‘irmão’ maior. Porém, não podemos descartar um possível preço especial de lançamento abaixo dos R$ 200.000. Se a BYD quiser, pode até repetir a mesma estratégia, trazendo o SUV mesmos R$ 189.800 do Song Pro, assim como fez com as versões Plus.
Mas tudo sobre preços ainda é mera especulação e o mesmo vale para o trem de força. Na China, onde é vendido como Yuan Up — o Yuan Pro é um clone da Ford Ecoesport por lá — o SUV tem duas opções de motores e baterias conhecidas.
A primeira tem o mesmo motor elétrico de 95 cv do Dolphin, com quem também compartilha o design das lanternas traseiras. Enquanto o segundo, e mais cotado para o Brasil, entrega 177 cv.
Também há duas baterias disponíveis. A menor tem 32 kWh e oferece até 301 km de autonomia pelo ciclo CLTC. Já a de 45 kWh também é usada pelo Dolphin e, de acordo com o ciclo de medição do Inmetro, entrega até 291 km, mas no mercado chinês é declarado 401 km.
Em questão de tamanho, ele ficará próximo dos maiores SUVs compactos do país. São 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,67 m de altura, O entre-eixos tem 2,62 m, sendo 8 cm menor que o do Dolphin, porém isso não significa que ele não seja espaçoso, já que o assoalho plano e a posição elevada do banco traseiro facilitam a vida de quem viaja atrás.
No mais, o Yuan Pro tem um design renovado para o painel, com um console central mais elevado e poucos botões físicos. A central multimídia tem tela de 12,8’’, os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e há revestimento macio por toda cabine.
Sobre os assistentes de direção, fica uma incógnita. A BYD descartou o ADAS de alguns de seus lançamentos recentes, como o sedã King e o Song Pro, para poder reduzir o preço.
Ainda sem data oficial de lançamento, a BYD afirma apenas que o Yuan Pro chegará no ainda neste semestre. Mas pode ser que durante o Festival Interlagos, que acontece até o próximo domingo (11), a montadora revele mais informações sobre o seu SUV.