BYD Yuan Plus zera teste de sistemas autônomos na Europa: “não recomendado”
Apesar de ganhar nota máxima no teste de segurança veicular, o Euro NCAP deu nota zero para o sistema de condução autônoma nível 2 do SUV chinês
Chamado de Atto 3 na Europa, o BYD Yuan Plus teve seus sistemas de assistência à condução testados pelo Euro NCAP e o resultado foi embaraçoso. Desde 2022, quando a organização começou a realizar esse teste específico — que não leva em consideração a segurança do veículo em geral — o SUV foi o primeiro a receber nota zero, sendo avaliado como “não recomendado”.
“O BYD ATTO 3 oferece níveis modestos de envolvimento do motorista e assistência ao veículo. No entanto, é na área de backup de segurança e, especificamente, a falta de ação que é tomada no caso de um motorista que não responde, que o carro tem um desempenho ruim. No geral, o sistema não é recomendado para assistência rodoviária”, relatou o Euro NCAP.
Como visto, o vilão dessa história foi o piloto automático adaptativo (ou controle de cruzeiro adaptativo inteligente, como a marca chama). O Euro NCAP criticou profundamente a incapacidade do sistema de assumir o controle da situação do “motorista sem resposta”, quando passa muito tempo sem colocar as mãos no volante, e se depara com um obstáculo na pista. Nesse caso, o sistema desliga o auxílio no volante e apenas mantém a velocidade constante.
Outro ponto que pesou para a nota baixa do BYD é a leitura de placas de trânsito. O sistema até consegue ler as placas, mas se confunde em alguns momentos. Por exemplo, quando há limites de velocidade temporários ou situacionais, o sistema os identificou como primários.
O Atto 3 também não oferece assistente de troca de faixa e seu sistema não se adapta às curvas e cruzamentos que estão por vir na estrada. No geral, o SUV conseguiu uma validação “boa” apenas nos quesitos “informação ao consumidor” e “colaboração de direção”. De resto, todas as notas ficaram entre “adequado” e “pobre”.
Adriano Palao Bernal, gerente técnico do Euro NCAP, destacou a importância do motorista se manter sempre atento quando utilizando os sistemas de assistência à condução do Atto 3: “embora permita uma experiência de direção confortável, ele (o sistema) tem falhas sob certas condições e pode criar novos riscos quando mal utilizado – portanto, a supervisão do motorista e a consciência situacional devem ser garantidas em todos os momentos durante a operação desses sistemas”, disse Bernal.
A BYD ainda não comentou sobre os testes, mas esse sistema do Atto 3 é uma versão mais antiga. Em seus veículos mais recentes no mercado europeu, como o Dolphin e o Seal, tem uma tecnologia mais avançada, porém eles ainda não foram testados pelo Euro NCAP.
O resultado do teste dos sistemas de direção assistida é um tanto contraditório com o teste de segurança de 2022, quando o Atto 3 tirou a nota máxima. Para justificativa para as cinco estrelas, segundo o Euro NCAP, está em suas metodologias. Enquanto nos testes de segurança veicular é levado em consideração apenas a presença de sistemas de auxílio à condução, nos testes de direção assistida é testada sua efetividade em situações cotidianas de trânsito.
Em poucas palavras, é preciso fazer uma média entre as notas dos dois testes. Logo, o Atto 3 é um veículo que oferece boa segurança em caso de acidentes, porém seus sistemas autônomos oferecem falhas críticas. O Euro NCAP tem ciência da discordância entre suas metodologias e está preparando mudanças mo esquema de classificação.