Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BYD Yuan Plus zera teste de sistemas autônomos na Europa: “não recomendado”

Apesar de ganhar nota máxima no teste de segurança veicular, o Euro NCAP deu nota zero para o sistema de condução autônoma nível 2 do SUV chinês

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 31 out 2024, 15h01 - Publicado em 31 out 2024, 15h00
BYD YUAN PLUS
Visual externo acompanha o sedã Han, com direito a leds ligando os faróis (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Chamado de Atto 3 na Europa, o BYD Yuan Plus teve seus sistemas de assistência à condução testados pelo Euro NCAP e o resultado foi embaraçoso. Desde 2022, quando a organização começou a realizar esse teste específico — que não leva em consideração a segurança do veículo em geral — o SUV foi o primeiro a receber nota zero, sendo avaliado como “não recomendado”.

“O BYD ATTO 3 oferece níveis modestos de envolvimento do motorista e assistência ao veículo. No entanto, é na área de backup de segurança e, especificamente, a falta de ação que é tomada no caso de um motorista que não responde, que o carro tem um desempenho ruim. No geral, o sistema não é recomendado para assistência rodoviária”, relatou o Euro NCAP.

Como visto, o vilão dessa história foi o piloto automático adaptativo (ou controle de cruzeiro adaptativo inteligente, como a marca chama). O Euro NCAP criticou profundamente a incapacidade do sistema de assumir o controle da situação do “motorista sem resposta”, quando passa muito tempo sem colocar as mãos no volante, e se depara com um obstáculo na pista. Nesse caso, o sistema desliga o auxílio no volante e apenas mantém a velocidade constante.

BYD YUAN PLUS
Na Europa e em outros mercados o BYD Yuan Plus recebe o nome de Atto 3 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outro ponto que pesou para a nota baixa do BYD é a leitura de placas de trânsito. O sistema até consegue ler as placas, mas se confunde em alguns momentos. Por exemplo, quando há limites de velocidade temporários ou situacionais, o sistema os identificou como primários.

Continua após a publicidade

O Atto 3 também não oferece assistente de troca de faixa e seu sistema não se adapta às curvas e cruzamentos que estão por vir na estrada. No geral, o SUV conseguiu uma validação “boa” apenas nos quesitos “informação ao consumidor” e “colaboração de direção”. De resto, todas as notas ficaram entre “adequado” e “pobre”.

Compartilhe essa matéria via:

Adriano Palao Bernal, gerente técnico do Euro NCAP, destacou a importância do motorista se manter sempre atento quando utilizando os sistemas de assistência à condução do Atto 3: “embora permita uma experiência de direção confortável, ele (o sistema) tem falhas sob certas condições e pode criar novos riscos quando mal utilizado – portanto, a supervisão do motorista e a consciência situacional devem ser garantidas em todos os momentos durante a operação desses sistemas”, disse Bernal.

Continua após a publicidade

A BYD ainda não comentou sobre os testes, mas esse sistema do Atto 3 é uma versão mais antiga. Em seus veículos mais recentes no mercado europeu, como o Dolphin e o Seal, tem uma tecnologia mais avançada, porém eles ainda não foram testados pelo Euro NCAP.

BYD YUAN PLUS
Seu sistema de condução assistida tem falhas críticas que fizeram o SUV zerar no teste (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O resultado do teste dos sistemas de direção assistida é um tanto contraditório com o teste de segurança de 2022, quando o Atto 3 tirou a nota máxima. Para justificativa para as cinco estrelas, segundo o Euro NCAP, está em suas metodologias. Enquanto nos testes de segurança veicular é levado em consideração apenas a presença de sistemas de auxílio à condução, nos testes de direção assistida é testada sua efetividade em situações cotidianas de trânsito.

Continua após a publicidade

Em poucas palavras, é preciso fazer uma média entre as notas dos dois testes. Logo, o Atto 3 é um veículo que oferece boa segurança em caso de acidentes, porém seus sistemas autônomos oferecem falhas críticas. O Euro NCAP tem ciência da discordância entre suas metodologias e está preparando mudanças mo esquema de classificação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.