BYD ultrapassa Tesla e é líder em vendas de carros elétricos em 2025
Líder no segmento eletrificado, empresa chinesa mantém ritmo forte no começo do ano e vê rival perder força

O cenário das líderes do mercado de veículos elétricos e híbridos aponta para o antagonismo. Enquanto a BYD anunciou a marca histórica de US$ 107 bilhões (aproximadamente R$ 590 bilhões) em vendas em 2024, a Tesla apresenta declínio.
A montadora chinesa consolidou-se como a maior fabricante de veículos eletrificados do mundo em 2024, ultrapassando a rival norte-americana pela primeira vez. O ritmo forte manteve-se na virada do ano. A empresa vendeu 990.711 veículos de passageiros no primeiro trimestre de 2025, um salto de 58,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 206.084 unidades foram comercializadas fora da China. Considerando apenas os carros elétricos, a fabricante vendeu 416.388 veículos, 39% mais do que no 1º trimestre de 2024.

O sucesso da BYD é impulsionado pelos híbridos plug-in, que representaram 57,8% das vendas no trimestre, o que representa um crescimento de 76% em relação ao mesmo período do ano passado.
Marco negativo
Em contraponto, a Tesla enfrenta desafios sem precedentes. A fabricante anunciou que vendeu 336.681 unidades nos três primeiros meses de 2025, o que representa uma queda de 12,9% em comparação ao mesmo período de 2024. São 79.707 veículos a menos do que a BYD no 1º trimestre, fazendo com que a chinesa seja a fabricante que mais vende carros elétricos no mundo.
A Europa é o principal ponto de atenção. Na França, houve recuo de 37% em março, e na Suécia, 64%. Apenas na Noruega, o novo Model Y recuperou fôlego, mas insuficiente para reverter a tendência negativa.
A visão compartilhada por diversos analistas globais é de que a crise vai além de números. A polêmica imagem do CEO da marca, Elon Musk, em meio a doações milionárias a partidos de extrema direita e apoio a políticas tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou protestos e vandalismo contra concessionárias da Tesla. “A marca perdeu valor rapidamente, algo raro na história automotiva”, afirmou Ryan Brinkman, analista da agência de mercado JP Morgan.
Próximos capítulos
A BYD planeja dobrar as exportações para 800 mil unidades em 2025, mirando o Brasil e a Europa. Já a Tesla aposta em inovação, como a atualização do Model Y e projetos de IA, para recuperar terreno.