A BYD divulgou os resultados preliminares dos seus resultados no primeiro semestre de 2023. A fabricante alcançou número recorde de vendas, com 1,25 milhão de veículos vendidos, um crescimento de 95,3% frente ao mesmo período de 2022. Outro marco foi ter quase triplicado seu lucro no período.
A BYD declarou lucro líquido de 10,95 bilhões de yuans ou US$ 1,5 bilhão no primeiro semestre de 2023, contra os 3,6 bilhões de yuans (US$ 493 milhões) do primeiro semestre de 2022. Além disso, o lucro da BYD saltou 144% no segundo trimestre de 2023, para 6,82 bilhões de yuans, depois de ter multiplicado em cinco vezes os resultados no primeiro trimestre.
Na prática, a BYD se reafirmou como a marca de automóveis mais vendidos da China. A marca ainda acumula cerca de 612.000 carros elétricos vendidos em 2023, sendo 10% destinados à exportação. É um número relevante, mas não ultrapassa os 889.015 veículos elétricos vendidos pela Tesla no primeiro trimestre.
O negócio de automóveis e peças de reposição da BYD representou 80,28% de sua receita geral, com uma margem de lucro bruto de 20,7%, superando a da Tesla no mesmo período.
No mesmo período, a fabricante chinesa investiu US$ 1,907 bilhão em pesquisa e desenvolvimento (P&D), o que representa um aumento de 135,62% frente ao mesmo período de 2022.
De janeiro a julho de 2023 a BYD exportou mais de 92.400 veículos para 54 mercados, incluindo Brasil, Japão, Alemanha, Austrália e Estados Unidos. Emirados Árabes, quase o dobro dos 55.900 carros de 2022.
O anúncio da construção de três novas fábricas no Brasil, as primeiras fora da Ásia, também foi destacado pela empresa, que em agosto comemorou a marca de 5 milhões de carros eletrificados produzidos.