BYD lançará novas baterias Blade que não pegam fogo em 2025
A empresa promete que as baterias Blade de segunda geração serão mais seguras, compactas e terão mais autonomia do que nunca
Líder mundial de produção de veículos elétricos, a BYD anunciou que vai lançar a segunda geração de suas baterias Blade já em 2025, prometendo mais autonomia e segurança para os próximos veículos da marca.
Lançada em 2020, as baterias Blade colocaram a BYD em um patamar elevado na indústria do carro elétrico. Além da produção de veículos, eles também são a segunda maior produtora de baterias do mundo, vendendo cédulas até mesmo para rivais como Tesla, Toyota, Ford, Kia e Hyundai. Nesse ramo, a BYD perde apenas para a também chinesa CATL.
Como diferencial, as baterias Blade são feitas de fosfato de ferro-lítio, ou LFP. Essa química é mais barata do que as mais tradicionais de íons de lítio, justamente por dispensar o uso de níquel e cobalto, metais mais raros e caros. Ao mesmo tempo, elas permitem maior densidade energética que outras baterias LFP.
O segredo das baterias Blade é que cada célula é uma lâmina (ou blade, em inglês) com 90,5 cm de comprimento, 11,8 cm de altura e 1,35 cm de largura. Desse modo, elas podem ser instaladas na transversal, ocupando metade do espaço das células comuns e com um custo 30% menor.
Elas também são mais seguras. Se perfuradas, não passam dos 60°C, enquanto as baterias automotivas de íons de lítio chegam aos 500°C e provocam incêndio se submetidas ao mesmo dano.
Para o ano que vem, a ideia é lançar uma segunda geração que melhora as principais qualidades das baterias. Segundo o presidente da BYD, Wang Chanfu, as novas células não pegarão fogo.
Cao Shuang, diretor-gerente da BYD para a Ásia Central, prometeu que a nova Blade vai aumentar a autonomia dos carros, como também serão mais compactas do que nunca. Além dos veículos, a empresa também procura parceiros para utilizar as baterias em outras aplicações, como armazenamento de energia elétrica, por exemplo.
Isso não livrará a BYD da forte concorrência no ramo das baterias de carros elétricos — e não estamos falando só da líder CATL. A Chery divulgou um novo protótipo elétrico equipado com baterias de estado sólido, que promete autonomia de 1.500 km.
Diferente das convencionais, que usam eletrólitos líquidos (como a Blade da BYD), as baterias de estado sólido podem não apenas armazenar mais energia em um espaço menor, mas também oferecer carregamento mais rápido graças à sua engenharia. Tudo isso com a vantagem de ainda não utilizar nenhum composto tóxico e ter uma vida útil maior.
Além do conceito, a Chery também já iniciou a construção de uma fábrica para a produção de 5 gWh de baterias por ano. O complexo, além da linha de produção, também terá um centro de pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia. A intenção é iniciar a produção já em 2025.