Conceito da Chery promete 1.500 km por carga com bateria em estado sólido
O cupê Liefeng promete ser o primeiro carro do mundo com baterias em estado sólido, tecnologia que vai revolucionar a indústria do carro elétrico
A Chery já havia anunciado que focaria no desenvolvimento e produção de baterias em estado sólido. Segundo o que foi dito na Conferência de Inovação Global da Chery, há cerca de um mês, a ideia é terminar seu desenvolvimento em 2025, colocá-las nos primeiros carros em 2026 e iniciar a produção em massa em 2027. Com o projeto já bem encaminhado, já sabemos até quem será o protagonista dessa mudança.
O novo protótipo da marca é o Chery Liefeng, um cupê sofisticado que promete 1.500 km de autonomia com apenas uma carga, muito disso graças à nova bateria de estado sólido – que ainda não teve sua capacidade revelada.
O que sabemos é que o cupê terá arquitetura de 800V para carregamentos rápidos e um motor a combustão que funcionará como extensor de alcance. Entre as marcas da Chery, modelos da Exceed, como o Exlantix, já utilizam um motor 1.5 que serve exclusivamente para gerar energia para as baterias.
Fora isso, a promessa é que o Liefeng também seja bem esportivo. De acordo com a Chery, ele poderá acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 s e atingir os 260 km/h de máxima.
O seu visual transparece bem essa esportividade. A grade preta e toda fechada é marcada pelas luzes diurnas de les em forma de L, mas que terminam com um desenho tridimensional. Os faróis principais ficam escondidos e o que ajuda a destacar a dianteira é o logo da empresa, também iluminado.
Mais abaixo, o grande para-choque é uma das poucas partes do carro com linhas mais retas, assim como o desenho das rodas, de 21’’ na dianteira e 22’’ na traseira. Todo o resto da carroceria tem linhas mais curvas, que terminam em uma traseira no estilo cupê. Por falar na parte de trás, o para-choque é menos retilíneo que o dianteiro e há uma grande lanterna que atravessa toda a extensão do porta-malas com assinatura luminosa em forma de ondas.
A Chery afirma ainda que ele terá um spoiler traseiro ativo, além de suspensão ativa com dupla câmara, sensores LiDAR integrados na dianteira, chassi controlado eletronicamente (chassis by-wire), portas elétricas, retrovisores externos por câmeras e eixo traseiro esterçante.
Já do lado de dentro, o Liefeng terá tela transparente de 15,6’’ operada pelo chip Qualcomm Snapdragon 8295. O carro será inteiramente integrado ao ecossistema da Huawei — como se fosse o Google Built In chinês — e, além disso, também terá sistema de direção inteligente para auxiliar com estacionamento automático e outras facilidades dos sistemas autônomos avançados que conhecemos.
Como são as baterias de estado sólido da Chery
Muitas montadoras estão migrando para as baterias de estado sólido, mas a Chery está saindo na frente. A empresa já deu início à construção da sua linha de produção em Wuhu, na China, que terá capacidade para produzir 5 gWh de baterias por ano. Inicialmente, a fábrica começará produzindo células com densidade energética de 280 Wh/kg. Mas as próximas gerações aumentarão para 400 Wh/kg e 500 Wh/kg, que serão desenvolvidas até 2025.
As baterias em estado sólido superam as com eletrólito líquido — que são utilizadas atualmente — em diversos aspectos. Primeiro, porque elas podem armazenar mais energia em menos espaço. Além disso, graças à sua engenharia, seu carregamento é mais rápido, não possuem componentes tóxicos, são mais seguras e têm uma vida útil maior.