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BYD começa a montar carros no Brasil e estipula meta de 600 mil carros por ano

Complexo montará Dolphin Mini e híbridos Song Pro e King; Song Pro será o primeiro carro da marca com motor flex

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 9 out 2025, 19h38 - Publicado em 9 out 2025, 15h53
Fábrica da BYD em Camaçari (BA)
Fábrica da BYD em Camaçari (BA) começará a funcionar montando carros semidesmontados (Divulgação/BYD)
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A BYD inaugurou oficialmente sua fábrica em Camaçari (BA), nesta quinta-feira (9), encerrando um longo processo marcado por atrasos, acusações de trabalho escravo e até uma pseudo-inauguração anterior. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil Rui Costa, do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e do presidente da BYD, Wang Chuanfu.

O evento marca o início efetivo da produção. Em julho, a marca havia promovido uma inauguração simbólica, quando apresentou as primeiras unidades pré-série — usadas apenas para testes nas linhas de montagem, sem destinação comercial.

A antiga estrutura da Ford, que deixou a planta em 2021, foi totalmente substituída. A BYD investiu R$ 5,5 bilhões na construção de novos galpões em uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, criando sua maior unidade fora da China. As obras levaram 15 meses para serem concluídas.

Inauguração BYD
(Divulgação/Quatro Rodas)

A fábrica começa com capacidade anual de 150 mil veículos, podendo dobrar em um ano. Em encontro com Lula, o presidente da empresa anunciou um plano para chegar a 600 mil unidades anuais. Os primeiros modelos fabricados serão o elétrico Dolphin Mini e os híbridos Song Pro e King.

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A produção inicial terá baixo índice de nacionalização. Apenas componentes simples, como pneus, serão feitos no Brasil. O restante virá em kits SKD, já pré-montados e pintados na China — o que significa que nem mesmo a pintura será feita localmente.

Fábrica da BYD em Camaçari (BA)
Apesar de estar dentro da área que pertenceu à Ford, a BYD construiu estruturas novas para abrigar suas linhas de produção (Divulgação/BYD)
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Apesar de ocupar a área que era da Ford, a BYD construiu prédios totalmente novos para abrigar suas linhas de produção. O próximo passo será concluir os complexos de estamparia, pintura e solda, já em construção. A expectativa da empresa é nacionalizar boa parte dos processos até meados de 2026.

Outro projeto brasileiro da BYD é o motor 1.5 híbrido plug-in flex, desenvolvido em parceria entre equipes do Brasil e da China — o primeiro desse tipo no país. O Song Pro é o modelo escolhido para estrear essa tecnologia. Um lote experimental de 30 unidades será utilizado durante a COP30, que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).

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