Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BYD apresenta protótipos que dançam e navegam até em águas profundas

BYD apresenta dois protótipos da sua nova divisão premium: o SUV U8, que flutua em águas de até 3 m, e o U9 esportivo com suspensão super adaptável

Por Eduardo Passos
12 ago 2023, 12h02
YANGWANG u8
YANGWANG u8 (Reprodução/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A expansão global da BYD já impressiona, mas ficará ainda mais surpreendente com a chegada da Yangwang, sua nova submarca. Dois modelos já foram apresentados e, além do requinte e de números absurdos, impressionam, cada um a seu modo, por tecnologias incomuns.

O primeiro é o Yangwang U8, um SUV de 5,3 m com jeito de Land Rover e movido por um motor em cada roda, totalizando 1.115 cv e 130,5 kgfm. A performance por si é um cartão de visitas de respeito, mas que acaba ofuscado por tecnologias como a tração integral, que, segundo a BYD, é até 100 vezes mais rápida na distribuição de torque que a de concorrentes.

BYD Yangwang U8
(Divulgação/BYD)

Um dos testes que a demonstram envolve explodir um dos pneus do U8 a 120 km/h. Instantaneamente, a roda danificada para de ser tracionada, permitindo que o motorista pare em segurança. Também é possível girar as rodas em sentidos opostos, de modo que o carro possa manobrar em torno do próprio eixo. Nada disso, entretanto, chega perto do modo “barco”: caso o U8 passe por águas profundas, sua carroceria selada e à prova d’água levará o carro a flutuar, sendo capaz até de voltar a um ponto mais raso.

O U8 usufrui do sistema DiSus-X, que controla ativamente carroceria e suspensão, permitindo ao utilitário literalmente saltar obstáculos. Ele também está presente no biposto Yangwang U9, com os mesmos números de potência e torque. Mas, no caso do esportivo, a ideia é permitir maior controle em curvas e aceleração, por exemplo.

Continua após a publicidade
BYD U9
(reprodução/Youtube)

Obviamente, a BYD não deixaria seu outro Yangwang sem uma demonstração absurda: o DiSus-X é tão poderoso que, no caso do U9, é capaz de fazer o carro dançar e até rodar com apenas três rodas, mantendo o veículo controlável em velocidades elevadas. Os Yangwang U8 e U9 chegam às concessionárias ainda em 2023, por enquanto só na China.

Show de mágica

Tecnologias que têm capacidade de encantar e devem chegar a carros mais mundanos no futuro.

Pneu furou? Segue viagem

Continua após a publicidade

YangWang U8

Risco ainda maior para veículos tão pesados, um pneu que explode não será problema para o U8, garante a BYD. Em milissegundos, a tração da roda em questão é cortada e compensada pelas outras. A suspensão também age para diminuir o peso sobre o pneu furado.

Nado livre

Continua após a publicidade
YANGWANG u8
YANGWANG u8 (Divulgação/Quatro Rodas)

O U8 tem certificação IP68 (aquela dos smartphones), que o faz à prova de poeira e de água, em submersão contínua a até 3 m de profundidade. Caso percam contato com o fundo, as rodas usam o atrito com a água e a tração integral altamente configurável para navegar o SUV elétrico até a margem segura mais próxima.

Com três rodas

YangWang u9
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O U9 usará a suspensão ativa para favorecer a dinâmica em altas velocidades. Mesmo assim, a BYD fez questão de exibir a capacidade do hiperesportivo de acelerar a 120 km/h, com suspensão e tração sendo alteradas dezenas de vezes por segundo, mantendo o eixo sem uma roda longe do solo e o carro livre de balanços bruscos.

Compartilhe essa matéria via:
YangWang u9
(Divulgação/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.