BYD agora tem parque de diversões com pistas, duna e até piscina, mas só para carros
O espaço mistura pista asfaltada, trilhas off-road, duna artificial e simuladores de pista de gelo, mas também tem hotel para os seus visitantes

A BYD, em parceria com a Federação de Automóveis e Motociclos da China (CAMF), lançou um espaço que vai muito além de apenas um campo de provas e pode ser considerado um verdadeiro “parque de diversões” para os motoristas. O espaço reúne diversas pistas e obstáculos para que os BYD sejam colocados à prova e fica em Zhengzhou, na China,
O chamado Autódromo Todo-o-Terreno BYD Zhengzhou tem oito áreas distintas, cada uma dedicada a um tipo de desafio. Entre eles está a pista de corrida de 1.758 metros e uma duna artificial de 30 metros e 28° inclinação certificada pelo Guinness como a maior do mundo construída para testes automotivos.

Em outro espaço construíram uma piscina de 70 metros para testes na água com carros como o Yangwang U8, que é capaz de navegar por até 30 minutos em águas calmas. Também há uma pista de baixa aderência para simular condições de gelo e neve onde os carros com tração integral podem ser colocados à prova.
Já o paddock tecnológico permite justamente explorar as tecnologias dos carros da BYD. A ideia é mostrar que os elétricos não são apenas substitutos dos carros a combustão, mas também podem entregar diversão em condições extremas.

Outro destaque é a piscina rasa, reservada para o Yangwang U8, SUV elétrico capaz de flutuar por até 30 minutos. O espaço tem até vidro subaquático para que visitantes acompanhem o veículo em ação debaixo d’água.

Com a tentativa de recriar a sensação de dirigir sobre superfícies congeladas, foi construída uma pista com 44 metros de diâmetro, e blocos de basalto que foram cobertos por uma fina camada de água. Um módulo conhecido como kick plate simula as derrapagens em gelo, colocando motoristas em situações de perda de controle.

Para os que preferem velocidade, a pista asfaltada tem trechos de aceleração e curvas em sequência, exigindo precisão de direção. Já o paddock, com mais de 15 mil m², serve como palco para apresentações de tecnologia. Ali é possível observar testes de evasão, manobras de slalom e até estacionamento automatizado.

Há também um espaço dedicado ao off-road que oferece 27 cenários diferentes, desenhados para motoristas iniciantes ou experientes. A proposta é mostrar como os veículos da BYD e das suas submarcas, Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang, enfrentam terrenos hostis sem perder desempenho.

Os valores dos ingressos podem variar entre o equivalente de R$ 680 a R$ 5.040. O pacote VIP, por exemplo, dá acesso a todos os modelos disponíveis para testes. E podem também experimentar cada uma das áreas do complexo e ainda se hospedar em um hotel cinco estrelas incluso no preço.

O centro de Zhengzhou é apenas o primeiro de uma série de espaços semelhantes e planeja atrair até um milhão de visitantes por ano. A BYD também pretende formar 100 pilotos profissionais em competições voltadas para veículos de novas energias. Estruturas semelhantes já foram confirmadas para Hefei e Shaoxing.