Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Banida pelo Google, Huawei mostra SUV elétrico com 1.242 km de alcance

Com sistema operacional próprio, o modelo promete mais potência e autonomia do que um Tesla Model Y - mas a comparação não é exatamente justa

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 dez 2021, 14h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Huawei, gigante chinesa de tecnologia e telecomunicações, apresentou a sua segunda colaboração em um carro. O Aito M5 é, nada mais, do que uma evolução do primeiro modelo com mecânica da empresa, o elétrico Seres SF5 — que a QUATRO RODAS já andou. A grande mudança está no inédito sistema operacional do SUV.

    Publicidade

    Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

    Publicidade

    Após ser proibida pelo Google de utilizar o Android em seus produtos (incluindo veículos e smartphones) em função de sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, a Huawei desenvolveu o seu próprio sistema operacional, batizado de HarmonyOS. A plataforma promete tornar o Aito M5 ainda mais conectado, com funções de smartphones, assistentes virtuais e relógios inteligentes.

    Além de um alto nível de personalização dos sistemas do veículo e do uso de aplicativos e dispositivos, a central multimídia permite ainda uma integração com sistemas inteligentes da residência do proprietário. É possível, pelo carro, controlar as luzes e os eletrônicos de uma casa. Ou seja, antes de chegar em casa já dá para deixar as luzes acesas e o ar-condicionado ligado.

    Publicidade
    Aito M5
    Sistema operacional próprio foi criado após uma proibição do Google (Huawei/Divulgação)

    No visual, o Aito M5 é muito semelhante ao Seres SF5, especialmente por ambos utilizarem os mesmos faróis full LED. No M5, porém, as linhas são mais limpas. A dianteira perde a linha sinuosa de LEDs, que dá lugar a uma pequena barra vertical, enquanto a grade adota um formato mais convencional.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    De lado, a novidade mantém os mesmos vincos das portas, mas o formato das janelas é diferente, assim com os retrovisores e as rodas. A Huawei ainda não revelou imagens da traseira do Aito M5.

    Publicidade

    O interior também vai na mesma pegada do Seres, com uma grande abertura horizontal que vai de uma ponta a outra do painel, com a grande central multimídia de 15,6 polegadas ao meio. O quadro de instrumentos digital é representado por uma tela curva de 10,4 polegadas.

    SERES dianteira
    Seres SF5 é o primeiro modelo desenvolvido com a colaboração da Huawei (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Um rival para a Tesla?

    Para Richard Yu, diretor executivo da Huawei, sim, o Aito M5 é superior ao Tesla Model Y — especialmente quando o assunto é potência e autonomia, mesmo sem divulgar os números de potência e torque vindos dos quatro motores elétricos do SUV.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O que se sabe é que o M5 promete autonomia de 1.242 km no ciclo de testes chinês e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos — contra 3,7 segundos do rival americano.

    Model Y vai a 100 km/h em 3,7 segundos e chega a 244 km/h
    Model Y é a principal mira do Aito M5 (Divulgação/Tesla)

    A comparação com o Tesla, porém, chega a ser injusta, já que o chinês não é, na prática, um modelo totalmente elétrico. Assim como o Seres SF5, o Aito é um elétrico de autonomia estendida, ou seja, possui um motor a gasolina que serve como gerador de energia para a bateria que, por sua vez, alimenta os motores elétricos.

    Publicidade

    Por isso, a autonomia declarada pelas empresas une o alcance dos motores elétricos ao extra gerado pelo motor a combustão. É uma boa solução para alcançar longas distâncias, assim como a BMW fazia com o i3. De qualquer forma, Richard Yu garantiu que se trata de um modelo premium pelo nível de refinamento.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    capa

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.