O inédito Audi Q6 e-tron, por enquanto apresentado como um protótipo, será oficializado ainda este ano e já tem vendas confirmadas no Brasil para 2024. QUATRO RODAS já andou no modelo que, na ocasião, tinha seu interior todo coberto. Mas o mistério acabou: a marca revelou durante o salão de Munique, na Alemanha, os detalhes da cabine do novo SUV elétrico.
Alguns traços ainda remetem a outros modelos da Audi, como as linhas descendentes dos painéis de porta, com as maçanetas inclinadas, além do painel levemente voltado ao motorista, com uma “quina” formada à esquerda do passageiro. As saídas de ar baixas também aparecem em outros carros mais atuais da marca. O acabamento varia de acordo com a versão.
Por outro lado, essas identidades ficam de lado considerando os elementos de maior destaque, como telas, volante e console central, que inauguram uma nova fase de design interior na Audi. O console central é novo, com poucos (mas necessários) botões físicos, enquanto a porta do motorista abriga não apenas comandos do vidros, mas também dos faróis, também uma novidade.
O volante de quatro raios com o logotipo da Audi sem relevos, e em aspecto retrô, é novo. As estrelas da cabine do Q6 e-tron, no entanto, são as grandes telas em um conjunto curvo apoiado no topo do painel — uma solução nem tão inédita assim no mercado.
A tela do quadro de instrumentos tem 11,9″, enquanto a da central multimídia, maior, tem 14,5″. Uma terceira tela, aos moldes do novo Porsche Cayenne, é um opcional e fica à frente do passageiro, que pode assistir a filmes. Neste uso, o motorista não será distraído, já que um efeito bloqueia a visualização da tela de lado. Esta tem 10,9″.
A Audi também revelou outras tecnologias embarcadas no SUV, além da aparência. No topo do painel há uma faixa iluminada que pode comunicar o motorista em algumas situações, como de direção ou de carregamento, há sistema de som Bang&Olufsen de 22 alto-falantes (quatro deles nos encostos de cabeça dianteiros), e um head-up display com realidade aumentada, que projeta informações como se elas estivessem a até 200 metros à frente do carro.
Um assistente virtual promete ir além de comandos por voz e auxílios dos mais variados tipos. Segundo a marca, ele aprende continuamente sobre o comportamento do motorista e faz sugestões para melhorar a rotina, como sugerir ligar o aquecimento dos bancos quando a temperatura ficar abaixo dos 10°C.
O novo Audi Q6 e-tron será o primeiro modelo feito sobre a plataforma PPE (Premium Platform Electric), que também dará origem ao novo Porsche Macan, que será elétrico. Inicialmente, o Q6 terá duas configurações: a 55, de aproximadamente 400 cv, e a S, que passará dos 500 cv. Com temperamento esportivo, a S irá de 0 a 100 km/h em cerca de 4,5 segundos, segundo a Audi.
O SUV elétrico ainda não foi completamente revelado, considerando que em nosso contato pessoal e nas imagens, o modelo aparece sempre com adesivos para tentar distrair nossos olhos. É possível ver, porém, que ele inaugura um novo desenho para a marca, com faróis divididos na dianteira e uma aparência mais sólida. Como nos faróis, as lanternas podem mudar a assinatura luminosa – os comandos são feitos pela multimídia ou por um aplicativo. As lanternas também podem emitir alertas aos veículos que estão logo atrás.