Audi A6 e-tron tem logo iluminado, tecnologia de Porsche e já tem preço no Brasil
Sedã é o carro com menor coeficiente aerodinâmico da história da Audi e promete desempenho de esportivo

A Audi segue firme o plano de renovar sua linha no Brasil, realizando seguidos lançamentos por aqui. Entre os mais recentes estão os novos Q8, A3 Sedan e RS3, além dos modelos que simbolizam a nova geração da marca, como o Q6 e-tron e o novo A5. Agora, chegou a vez do A6 Sportback e-tron, a inédita configuração elétrica de um dos seus sedãs mais luxuosos no mundo. Ele estreia na versão única Performance Black por R$ 649.990, mas as entregas só começarão no segundo semestre deste ano.
O A6 Sportback e-tron é grande: são 4,93 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,49 m de altura e 2,95 m de entre-eixos. Apesar disso, o sedã conquista um importante marco e é o carro com o melhor coeficiente aerodinâmico na história da Audi, de apenas 0,21.

São dois motores elétricos, um em cada eixo, caracterizando tração integral. Eles somam 367 cv de potência e 59,1 kgfm de torque, suficientes, de acordo com a marca, para levar o sedã de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 210 km/h, para preservar a bateria, que tem 100 kWh e pode ser recarregada a até 270 kW. A autonomia projetada, segundo a marca junto ao Inmetro, é de 445 km.
Apesar do grande foco aerodinâmico, a aparência não olha apenas para a função, mas também se dedica às formas. O modelo é elegante, com uma dianteira baixa e dois vincos marcantes esculpidos no capô. Os faróis divididos seguem a linguagem do “irmão” SUV, o Q6 e-tron, mas aparece pela primeira vez entre os sedãs da marca. Eles são equipados com tecnologia de leds matriciais e têm oito diferentes assinaturas luminosas para as peças superiores.

A grade é sempre na cor da carroceria e, por falar em cores, são sete opções: Cinza Imã (sólida), Azul Plasma (metálica), Azul Malpelo (metálica), Bege Siam (metálica), Branco Geleira (metálica), Preto Mito (metálica), e Cinza Daytona (perolizada). O interior por ter acabamento em preto ou bege.
Na traseira, as lanternas full led vão de um lado a outro e têm a nova assinatura da marca, apesar de não terem formatos tão inovadores, ao contrário da dianteira. Mas há estreias: pela primeira vez no Brasil, as quatro argolas da Audi são iluminadas. Ao abrir a tampa, o porta-malas revela seus 502 litros de capacidade. O porta-malas frontal tem 27 litros extras. De lado, as rodas são de 21 polegadas, com pneus 245/40 na dianteira e 275/35 na traseira.

O interior também é o visto no Q6 e-tron, com um novo conjunto curvo de telas formado pelo quadro de instrumentos e pela central multimídia. Há também a terceira tela, de 10,9 polegadas, dedicada ao passageiro. No Brasil, ela só funcionará em movimento quando houver um passageiro. Caso não tenha ninguém no lugar, ela só funcionará com o veículo parado. O teto panorâmico de vidro não tem cortina, mas uma tecnologia para controlar a transparência, como no Porsche Taycan.

Entre os equipamentos, conte com iluminação ambiente interativa, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, piloto automático adaptativo, aviso de saída de faixa, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de conversão em marcha ré, câmeras 360°, head-up display com realidade aumentada, carregador de celulares por indução, entre outros.