Arrow Mobility apresenta o Evolve, o primeiro motorhome elétrico do Brasil
Primeiro motorhome elétrico do Brasil, Arrow Evolve é uma casa completa com baterias para 72 horas de lazer e autonomia de 350 km por carga
Projetada para carregar caixas pelos centros urbanos, a van elétrica Arrow ONE agora leva pessoas — com o conforto e as comodidades de uma casa. A Arrow Mobility, fabricante de Caxias do Sul (RS), apresentou o Evolve, versão motorhome, na última quarta-feira (12), durante a Expo Motorhome 2025, em Pinhais (PR), a maior feira do setor no Brasil.
Primeiro do tipo no Brasil e na América Latina, o motorhome elétrico foi desenvolvido pela Arrow Mobility em parceria com a Vegini Motorhomes, de Massaranduba (SC). “Entregamos o carro pronto para a Vegini, e eles montam a casa”, explicou Claude Padilha, diretor comercial da Arrow Mobility, em entrevista à Quatro Rodas. Para quem não é familiarizado com o motorhomes, “casa” é o termo usado para a parte do veículo destinada à habitação.
Segundo Padilha, o Evolve será homologado para transportar até quatro ocupantes. Em deslocamentos, dois ocupantes vão nos bancos da frente e outras duas pessoas podem viajar na dinete, o conjunto de mesa e bancos da habitação. “Os bancos da dinete têm cintos de segurança de três pontos. Em motorhome, só pode viajar o número de pessoas que tiver lugar com cinto de segurança”, detalhou Ivan Vegini, diretor da empresa catarinse de motorhomes.
Ainda sobre a dinete: a mesa pode ser rebatida até a altura dos assentos e vira uma cama. “Dá pra dormir um adulto ou duas crianças pequenas”, indicou Vegini.
Carro/casa elétrico
O Arrow ONE é um veículo de last mile, ou “última milha”, projetado para coletar pacotes em centros de distribuição e entregá-los individualmente aos clientes. Quando retorna à base para buscar novas encomendas, aproveita o tempo parado para receber uma recarga rápida. A van ganhou até prêmio internacional, o If Design, na categoria de veículos comerciais, em 2024. O Mercado Livre é o operador mais conhecido do utilitário gaúcho, que oferece autonomia em torno de 200 quilômetros com uma bateria de 85 kWh.
No Evolve, a bateria tem capacidade de 140 kWh, o que garante autonomia de até 350 quilômetros, de acordo com a Arrow Mobility. “Motorhome tem que ter longo alcance. Além disso, ele pode ser recarregado em tomadas comuns durante a estadia em um camping ou em estações de recarga rápida”, contou o diretor da fabricante gaúcha.
A motorização do motorhome é a mesma do modelo de carga. O motor elétrico, montado no eixo traseiro, entrega 120 kW (163 cv) de potência e 33,6 kgfm de torque. A “casa” do Evolve, porém, possui um sistema elétrico independente do powertrain, alimentado por duas baterias adicionais. “Daria pra eletrificar a casa usando a bateria do veículo, mas isso afetaria a autonomia. De toda forma, todo motorhome, elétrico ou não, já prevê baterias próprias para sustentar a parte habitável”, esclareceu Vegini.
Ainda segundo o fabricante de motorhomes, o sistema elétrico auxiliar do Evolve mantém a parte habitável energizada por até 72 horas. Ou seja, há energia suficiente para uma viagem de três dias — ou mais, com recargas. Embora sejam separadas, as baterias do carro e da casa são recarregadas pelo mesmo conector. E, para quem ainda tem dúvida, não é possível usar a energia das baterias da casa para mover o veículo, mesmo que ele seja elétrico…
A lista de eletrodomésticos do Evolve inclui televisão, sistemas de som e iluminação, geladeira e fogão por indução. O motorhome da Arrow ainda tem banheiro completo, tomadas espalhadas pelo interior e conexões externas para receber água e liberar resíduos (a “água preta”, como chamam os donos de motorhome). Na parte frontal, os bancos são customizados pela Vegini, com revestimento de couro.
Motorhomes em alta no Brasil
Na entrevista, Padilha contou que, desde o lançamento do Arrow ONE em 2022, a maioria dos operadores do modelo sugeria que a empresa desenvolvesse um motorhome baseado na van. Até que um dia o telefone dele tocou. “Era o Ivan (Vegini); a gente ainda não se conhecia. Ele disse que tinha toda a estrutura para fazer um motorhome 100% elétrico e de alto padrão usando nossa van como base. Depois de alguns acertos, topamos o projeto.”
Segundo Vegini, o mercado de motorhomes está crescendo no Brasil, “mas ninguém está contando”. Atualmente, não existe no país uma associação que reúna dados consolidados sobre o setor. A Vegini Motorhomes, por exemplo, entregou mais de 300 veículos nos últimos dez anos — e esse número deve aumentar ainda mais com o Evolve. A empresa, sediada no interior de Santa Catarina, está montando uma linha de produção dedicada ao novo motorhome baseado no Arrow ONE. “Será nossa primeira linha de produção em série. O plano é entregar entre 20 e 30 unidades por ano”, prevê Vegini, que garante a entrega do veículo seis meses após a compra. E quanto custa?
Por enquanto, o Evolve não tem uma tabela de preços definida. O valor, além disso, pode variar conforme a configuração escolhida pelo comprador. Segundo o diretor comercial da Arrow, o preço inicial do motorhome elétrico deve ultrapassar R$ 1 milhão. “Vai ser mais caro que um motorhome convencional, mas, como todo carro elétrico, é um produto que oferece economia e praticidade.”
GWM Haval H6 2026 nacional tem novo design e corrige reclamações sem cobrar muito
Salão do Automóvel 2025: veja atrações, preço dos ingressos e estacionamento
Arrow Mobility apresenta o Evolve, o primeiro motorhome elétrico do Brasil
Nova Hilux 2027 não é tão nova assim e Toyota se explica







