Logus, o Escort da Volkswagen, faz 30 anos como símbolo da Autolatina
Fabricado pela Ford, sedã de duas portas estreou no mercado em fevereiro de 1993 e durou pouco mais de três anos
![Volkswagen Logus GL exibido no museu da Volkswagen](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/02/c75b1044-3b0d-418a-8e84-7ebfd980a86e-e1677607411290.png?w=1206&h=720&crop=1)
Há 30 anos, o jornalista Douglas Mendonça anunciava nas páginas da Quatro Rodas que tinha “um novo carro na praça”. Esse novo modelo, segundo ele, esbanjava conforto e economia, mas “ficou devendo desempenho”.
Mendonça falava do Volkswagen Logus, um dos símbolos da Autolatina. Essa era a junção da Ford com a Volkswagen que produziu modelos como o Versailles na base do Santana e o próprio Logus, que era basicamente um Escort. Os dois médios saiam da mesma linha de produção na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP).
![17cd1f06-d032-40c4-892b-799055304037_low Volkswagen Logus GL exibido no museu da Volkswagen](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/02/17cd1f06-d032-40c4-892b-799055304037_low-e1677607486407.png?&w=1024&crop=1)
Na edição de março daquele ano, Mendonça contava que o carro estava nas lojas desde o dia 15 de fevereiro e era oferecido nas versões CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8 e GLS 1.8.
A Volkswagen diz que “à época, o Logus impressionou a imprensa especializada pela ótima posição ao volante e pela ergonomia acertada, com painel de instrumentos completo e controles bem posicionados”. A Quatro Rodas concordou em seu primeiro teste. “É um carro bom de dirigir, com excelente posição para o motorista, mas seu desempenho está longe de agradar aos apressados”, destacou Mendonça em 1993.
![cec6e856-d1eb-4eb4-a95c-84d4e3ca036f_low Volkswagen Logus GL exibido no museu da Volkswagen](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/02/cec6e856-d1eb-4eb4-a95c-84d4e3ca036f_low.png?&w=1024&crop=1)
O carro testado era equipado com motor AP 1.8 de 86 cv e 14,5 kgfm de torque. A outra opção era um 1.6 CHT, da Ford, com 76 cv e 12,3 kgfm. Só no ano seguinte que o Logus ganhou um AP 2.0 de 113 cv. Após 125.332 unidades fabricadas, a produção se encerrou em dezembro de 1996.
Em seu museu dentro da fábrica de São Bernardo do Campo, a Volkswagen guarda um exemplar fabricado em 1995. Na versão GL com motor 1.8, é pintado na bela tonalidade azul riviera e tem o interior cinza e apenas 3.000 km rodados como carro de teste.
![Quatro ROdas 393 volkswagen logus Quatro ROdas 393 volkswagen logus](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3920433303TE.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![Quatro ROdas 393 volkswagen logus Quatro ROdas 393 volkswagen logus](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3920453303TE.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![Quatro ROdas 393 volkswagen logus Quatro ROdas 393 volkswagen logus](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3920473303TE.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![Quatro ROdas 393 volkswagen logus Quatro ROdas 393 volkswagen logus](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3920493303TE.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)