- O Land Rover Defender original saiu de linha em 2016, mas ainda mantém um grande número de fãs em todo o mundo. Tanto que a Land Rover decidiu relançar o carro de um jeito diferente. Utilizam carros fabricados entre 2012 e 2016 para criar, artesanalmente, exemplares personalizados ao gosto do cliente. Só tem um detalhe: o preço beira os R$ 1,5 milhão.
Não chega a ser uma restauração porque esses últimos Defender não são tão velhos. O que a Land Rover se propõe a fazer é reconstruir o carro ao gosto do freguês por meio da divisão Works Bespoke, que de tempos em tempos vinha pegando os Defender da última fase e os atualizando com mecânica V8 mais moderna. E podem fazer isso com chassis 90 ou 110.
Há quatro opções de cores para a tradicional carroceria de alumínio, chamadas Heritage, Contemporary, Premium e SV Metallic, além do serviço de personalização da marca. O teto pode ser pintado em tom contrastante, com detalhes de acabamento finalizados em prata ou preto. Além disso, também há diferentes grades para escolha,
Esses Defender especiais podem receber rodas de aço Wolf de 16 polegadas ou de liga leve Sawtooth de 18 polegadas. Há também opções de personalização em degraus laterais adaptados, rack de teto, gaiola de expedição, escada, leds montados no teto e um guincho de reboque.
Há opcionais pensados para consumidores que gostam de se aventurar e acampar, como o Adventure Pack, que vem com uma barraca montada no teto do carro, e o mais completo Ply Guys Camper Conversion, que transforma o Defender em um verdadeiro camper.
Por dentro, o modelo foi estofado novamente com couro, disponível com diversos tipos de acabamento. Os clientes podem escolher entre assentos Premium ou Recaro. O console central mantém a mesma aparência clássica, mas com um novo aparelho se com com tela de 3,5” sensível ao toque com bluetooth, navegação e rádio e que não destoa do resto. O seletor de marchas também é diferente.
Assim como os antigos Defender feitos pela Works Bespoke, as novas encomendas estarão equiparadas com o motor V8 5.0 aspirado, que pode gerar 400 cv de potência e 52,5 kgfm. Ele é acoplado unicamente a uma caixa de câmbio automática de oito velocidades da ZF com tração integral.
A suspensão também é atualizada, com novas molas helicoidais, barras estabilizadoras e amortecedores Bilstein. Para finalizar, o Defender ainda traz freios a disco com pinças de quatro pistões.
Estes Defender V8 são significativamente mais caro do que qualquer versão da nova geração do novo Defender. O Defender 90 de quatro lugares começa em £ 190.000 (R$ 1,39 milhão). Já o Defender 110 traz duas variantes: o de cinco lugares, custando £ 199.000 (R$ 1,45 milhão), e o de sete lugares, que parte dos £ 204.000 (R$ 1,49 milhão).