Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fiat City era a picape do 147 com caçamba minúscula e prática

Com ela, a Fiat inaugurou, há quase 40 anos, o segmento das picapes compactas que décadas depois daria origem à Strada

Por Fabiano Pereira
Atualizado em 2 set 2023, 18h50 - Publicado em 2 set 2023, 18h50
147 Pick-Up, modelo 1980 da Fiat, do mecânico paulista Marco Antônio Parma, testado pela revista Quatro Rodas.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

A Fiat é frequentemente lembrada por algumas iniciativas pioneiras no Brasil. Foi ela que lançou o primeiro carro de produção movido a álcool, o 147. Também foi ela que introduziu o conceito do carro compacto de 1 litro. Mas pouco se fala de outro pioneirismo da marca italiana no país: o das picapes derivadas de carros de passeio. Esse mérito é da 147 Pick-up.

A novidade foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo de 1978. QUATRO RODAS antecipou seu lançamento flagrando o segredo da Fiat em testes em Minas Gerais na edição de janeiro de 1978.

147 Pick-Up, modelo 1980 da Fiat, do mecânico paulista Marco Antônio Parma, testado pela revista Quatro Rodas.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Previa-se que a picape seria capaz de transportar 450 kg de carga e dois passageiros. Em fevereiro de 1979, o novo modelo entrava na tabela de preços de QUATRO RODAS, com duas opções de motor, 1050 e 1300. Oriundos do 147 hatch, o primeiro rendia 56 cv e 7,9 mkgf e o segundo, 61 cv e 10,8 mkgf. O câmbio era manual de quatro marchas.

A 147 Pick-up era um 147 adaptado de tal maneira que toda a área do compartimento interno atrás dos bancos dianteiros desse espaço à caçamba. O entre-eixos era o mesmo, 222 cm, para 363 cm de comprimento. Assim como o fôlego modesto dos motores, isso limitava bastante o espaço para carga. Por outro lado, era exatamente o que conferia simpatia à picapinha.

Interior do 147 Pick-Up, modelo 1980 da Fiat, do mecânico paulista Marco Antônio Parma, testado pela revista Quatro Rodas.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Para completar o visual, a Fiat criou uma tampa traseira que se abria para a esquerda, fugindo à regra entre a maior parte das picapes do mercado de ter tampa com abertura para baixo e dando um toque de graça a mais.

Banco do 147 Pick-Up, modelo 1980 da Fiat, do mecânico paulista Marco Antônio Parma, testado pela revista Quatro Rodas.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Tendo lançado a perua Panorama em 1980, no ano seguinte a Fiat aproveitou a base maior desta para evoluir sua picape. Com 18 cm a mais no comprimento, ela ganhou tampa da caçamba que se rebaixava à maneira tradicional, além de retrovisores mais afastados das portas.

Mostradores do 147 Pick-Up, modelo 1980 da Fiat, do mecânico paulista Marco Antônio Parma, testado pela revista Quatro Rodas.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Ainda que tenha sido rebatizada de Fiorino Pick-up para fazer par com o novo Fiorino Furgão, até na publicidade ela era tratada simplesmente como Pick-up Fiat. Só o motor 1300 era oferecido, nas versões a gasolina (61 cv) e álcool (62 cv). A capacidade de carga aumentava para 500 kg, mais o motorista.

147
Sistema de teclas de acionamento do farol, ventilador e pisca alerta do 147 City (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Já em 1982, a picape recebeu a frente Europa do Fiat 147, levemente mais inclinada para dentro em direção ao para-choque e com piscas divididos em duas partes.

Motor do 147 Pick-Up, modelo 1980 da Fiat, do mecânico paulista Marco Antônio Parma, testado pela revista Quatro Rodas.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Para essa inovação, a montadora italiana adotou uma estratégia atípica na época: manter a geração antiga em paralelo. O fabricante batizou a versão mais recente de City e a destinou a quem buscava um veículo mais para o lazer que para finalidades profissionais.

Caçamba do 147 Pick-Up, modelo 1980 da Fiat, do mecânico paulista Marco Antônio Parma, testado pela revista Quatro Rodas.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Pick-up Fiat e Pick-up City: enquanto uma trabalha, a outra se diverte, dizia o slogan de um comercial de TV, para deixar claro o propósito das duas gerações da picape 147. A convivência das duas gerações durou até 1984, quando chegou a frente Spazio para a City e a 147 Pick-up saiu de linha.

Lanterna traseira do 147 Pick-Up, modelo 1980 da Fiat, do mecânico paulista Marco Antônio Parma, testado pela revista Quatro Rodas.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Outubro de 1986
“A colocação quase horizontal do volante de direção obriga o motorista a uma posição mais ereta, o que resulta num aumento de visibilidade da representante da Fiat (…). A suspensão de trás faz com que a traseira pule em demasia quando se trafega sem carga em pisos irregulares (…). Na City, sentem-se, algumas vezes, dificuldades no engate da primeira e segunda marchas, um antigo problema dos Fiat (…). A City praticamente repetiu os resultados do último teste, certamente em virtude da inexistência de modificações.”

Caçamba do 147 Pick-Up, modelo 1980 da Fiat, do mecânico paulista Marco Antônio Parma, testado pela revista Quatro Rodas.
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Fiat City

  • Teste – Outubro de 1986
  • Aceleração de 0 a 100 km/h – 17,8 s
  • Velocidade máxima – 133,8 km/h
  • Frenagem 80 km/h a 0 – 31,7 m
  • Consumo – 9,3 km/l (urbano) a 11,8 km/l (rodoviário)

Preço

Outubro de 1986 – Cz$ 51.150
Atualizado – R$ 75.536 (IGP-DI/FGV)

Ficha técnica

  • Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, a álcool Cilindrada: 1 297 cm3
  • Diâmetro x curso: 76 x 71,5 mm
  • Taxa de compressão: 10,6:1
  • Potência: 59,7 cv a 5 200 rpm
  • Torque: 10,0 mkgf a 2 600 rpm
  • Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
  • Dimensões: comprimento, 388 cm; largura, 154 cm; altura, 135 cm; entre-eixos, 222 cm Peso: 808 kg
  • Suspensão: dianteira: independente, McPherson, com braço simples, molas helicoidais; traseira: independente, com braço triangular inferior, feixe transversal de molas semielípticas
  • Freios: disco na dianteira e tambor na traseira
  • Pneus: 13 x 4, 145 SR 13, radiais
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.