Da Fiat Strada à Ram 3500: veja todas as picapes do Brasil
O mercado de picapes está em franco crescimento, em número de modelos e vendas. Apresentamos as diversas opções para quem quer ter uma picape na garagem
O ano de 2023 está sendo significativo para o mercado de picapes no Brasil. De alguma maneira, muitas marcas se atentaram para esse segmento que ameaçava se tornar monopólio da Fiat, se considerarmos a hegemonia de Strada e Toro (e a chegada de mais uma picape, a Titano, entre as médias).
A concorrência acordou. A Chevrolet tratou de lançar a terceira geração da Montana, que cresceu e passou a ser intermediária, posicionada entre Strada e Toro (seu porte é mais próximo ao da Renault Oroch). E a VW vai desengavetar o projeto da picape intermediária, Tarok (enquanto atualiza a Saveiro e a Amarok).
Outra novidade importante do ano é a recém-chegada Ram Rampage. A primeira intermediária da marca especialista nas grandes foi desenvolvida no Brasil. Apesar de ter porte da Toro, a Rampage chegou ao mercado posicionada para concorrer com as médias. Seu preço parte de R$ 239.900. Trata-se de um valor que não se justifica pelo tamanho da picape, mas pelo conteúdo, com opções de motores mais potentes, acabamento superior e pacote de equipamentos mais completo.
O título de grande lançamento entre as médias cabe à estreia da nova geração da Ford Ranger. Faz seis anos que a categoria não via uma nova geração. Com um inédito motor V6 3.0 de 250 cv, a Ranger se torna uma das mais potentes e seu comportamento dinâmico evoluiu de forma significativa, assim como a cabine, que ganhou tela vertical de 12” e um quadro de instrumentos ainda maior, de 12,4”.
Entre as grandes, a apresentação mais esperada foi a da Ford F-150, uma picape que tem 41 anos de história, é a mais vendida do planeta, mas só desembarcava por aqui se algum importador independente trouxesse.
Até as recém-chegadas marcas chinesas já entenderam a importância desse mercado. A JAC saiu na frente e já vende no país uma picape elétrica importada. E a GWM anunciou que vai fabricar uma média híbrida flex, em sua fábrica em Iracemápolis (SP). Que tem previsão oficial de chegar às lojas em 2024.
Aqui, em 15 páginas, apresentamos 20 (+1 elétrica) picapes à venda no Brasil com diferentes marcas, características e preços. Acompanhe.
PICAPES COMPACTAS
Chevrolet Montana
Na terceira geração, cresceu e se passou de compacta a intermediária. O motor 1.2 dá conta do recado. E seu comportamento é próprio de SUV.
Versões & preços
1.2 Turbo: R$ 121.790 Lt 1.2 MT: R$ 127.190 LTZ 1.2 AT: R$ 140.890
Continua após a publicidade
PREMIER AT: R$ 148.890 RS 1.2 AT: R$ 151.890 |
Ficha Técnica
Motor: flex, diant., transv., 3 cilindros, 1.199 cm3, turbo, 12V, 133/132 cv a 5.500 rpm, 21,4/19,4 kgfm |
Fiat Strada
A líder de mercado ganhou duas novas versões com o motor T200, o 1.0 turbo do Pulse. Ela ficou mais rápida e atraente com a nova dianteira inspirada na Toro.
Versões & preços
ENDURANCE: R$ 100.990 FREEDOM CS: R$ 106.990
Continua após a publicidade
FREEDOM CD: R$ 112.990 VOLCANO CD: R$ 114.990 VOLCANO CVT: R$ 120.990 RANCH CVT: R$ 132.990 ULTRA T200: R$ 132.990 |
Ficha Técnica
Continua após a publicidade
Motor 1.3: 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Volkswagen Saveiro
Mesmo com projeto antigo, ainda está entre as mais vendidas e passará por mais uma reestilização, que será apresentada ainda este mês chega este mês.
Versões & preços
ROBUST CS: TRENDLINE: ROBUST CD: CROSS CD: |
Ficha Técnica
Continua após a publicidade
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.598 cm3, aspirado, 8V, 101/104 cv a 5.250 rpm, 15,4/15,6 kgfm |
PICAPES INTERMEDIÁRIAS
Fiat Toro
Lançada em 2016, foi a primeira Fiat fora do segmento das compactas. Tem versões gasolina, diesel, 4×2, 4×4, cabine dupla e chassi monobloco.
Versões & preços
Endurance: R$ 149.990 Freedom: R$ 164.190 Volcano: R$ 178.590 Volcano DIE.: R$ 192.390 Ranch DIE.: R$ 209.990 Ultra DIE.: R$ 210.990 |
Ficha Técnica
Motor 1.3 turbo: 180/185 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
RENAULT OROCH
Primeira picape intermediária do mercado (2015). Teve só uma reestilização em 2022. Outsider é a única versão 1.3 turbo (170 cv).
Versões & preços
Pro: R$ 117.700 INTENSE: R$ 122.900 OUTSIDER: R$ 149.400 |
Ficha Técnica
Motor 1.6: 120/118 cv a 5.500 rpm, 16,2 kgfm a 4.000 rpm |
Ford Maverick
Até a chegada da Rampage, a Maverick estava sozinha na faixa de preço. Como é importada, traz menos conteúdo que a rival, para não custar mais caro.
Versões & preços
Lariat FX4: R$ 224.890 Lariat FHEV: R$ 234.890 |
Ficha Técnica
Motor 2.0 turbo: 253 cv a 5.500, 38,7 kgfm a 3.000 rpm |
RAM RAMPAGE
A primeira Ram nacional e também a menor picape da marca é quase como uma versão de luxo da Fiat Toro. Ela traz o novo motor 2.0 turbo com 272 cv.
Versões & preços
Rebel 2.0 TD: R$ 239.900 Rebel 2.0 H4: R$ 249.990 Laramie 2.0 TD: R$ 249.990 Laramie 2.o H4: R$ 259.990 R/T 2.0 H4: R$ 269.990 |
Ficha Técnica
Motor 2.0T diesel: 170 cv a 3.750 rpm, 38,8 kgfm a 1.750 rpm |
Picape grandes
CHEVROLET S10
A linha 2024 chegou mais barata. Seus preços reduziram entre R$ 15.000 e R$ 33.000. Mas há uma reestilização profunda a caminho, ainda em 2024.
Versões & preços
Chassi LS: R$ 221.400 CS LS: R$ 230.400 CD die. 4×4 LS: R$ 245.400 CD die. 4×4 LT: R$ 265.400 CD die. 4×4 LT: R$ 289.900 Z71 CD: R$ 278.400 Midnight: R$ 278.400 High Count.: R$ 299.990 |
Ficha Técnica
Motor: diesel, 2.776 cm3, turbo, 200 cv a 3.400 rpm, 51 kgfm a 2.000 rpm peso, 3.150 kg; caçamba, 1.061 l; tanque, 76 l; capacidade de carga, 1.044 kg; reboque, 1.208 kg |
Ford Ranger
Nova geração veio com melhorias e preço interessante. Impressiona o desempenho do novo motor 3.0 V6 turbo diesel, de 250 cv e 61,2 kgfm.
Versões & preços
XLT: R$ 289.990 Limited R$ 319.990 Limited + kit R$ 339.990 |
Ficha Técnica
Motor: diesel, 2.776 cm3, turbo, 200 cv a 3.400 rpm, 51 kgfm a 2.000 rpm |
Mitsubishi L200
Foi reestilizada em 2021 com mudanças na forma (design) e no conteúdo (equipamentos). Na linha 2023 ganhou a série especial Sertões (foto).
Versões & preços
GL:R$ 243.990 GLS: R$ 253.990 Outdoor GLX: R$ 246.990 Outdoor GLS AT: R$ 256.990 Sport GLS AT: R$ 272.990 Sport HPE: R$ 296.990 Sport HPE-S: R$ 326.990 Savana AT: R$ 309.990 |
Ficha Técnica
Motor: diesel, diant., longit., 4 cil., 2.442 cm3, turbo, 16V, 190 cv a 3.500 rpm, 43,9 kgfm a 2.500 rpm |
Nissan Frontier
Foi completamente renovada há pouco mais de um ano e na linha 2024 ficou até R$ 9.300 mais barata, dependendo da versão, sem abrir mão de conteúdo.
Versões & preços
S 4X4: R$ 243.090 SE: R$ 264.490 ATTACK 4X4: R$ 266.490 XEL: R$ 282.990 PLATIN. 4X4: R$ 319.990 PRO-4X 4X4: R$ 319.990 |
Ficha Técnica
Motor 2.3 turbo diesel: 163 cv a 3.750 rpm, 43,3 kgfm a 1.500 rpm |
Toyota Hilux
Mantém com folga a liderança do segmento. Na linha 2023, versão esportiva teve as bitolas alargadas e freio a disco nas quatro rodas.
Versões & preços
Cha. cs 4×4: R$ 219.090 Cab. simp. 4×4: R$ 226.790 Cd.stw pw pk: R$ 242.590 SR cab. dup.: R$ 272.190 SRV cab. dup.: R$ 289.990 SRX Cab. Dup.: R$ 324.490 Conquest: R$ 338.190 GR-Sport: R$ 352.290 GR-Sport WT: R$ 372.890 |
Ficha Técnica
Motor: diesel, diant., longit., 4 cil., 2.755 cm3, turbo, 16V, 224 cv a 3.000 rpm, 55 kgfm a 2.800 rpm |
Agrale Marruá
Desenvolvida para aplicações militares e para trabalho em mineradoras, esta 4×4 raiz é oferecida em versões para uso recreativo.
Versões & preços
AM 300 CS R$ 369.985 |
Ficha Técnica
Motor: diesel, longitudinal, dianteiro, 4 cilindros, 2.800 cm³, 8V, turbo, 150 cv 3.200 rpm, 36,7 kgfm a 2.700 rpm
|
Ford F-150
Demorou a chegar. Mas a F-150 veio e trouxe seu powertrain mais nervoso, com motor e câmbio do Mustang: Coyote V8 5.0 de 405 cv e dez marchas.
Versões & preços
LARIAT R$ 479.990 PLATINUM R$ 519.990 |
Ficha Técnica
Motor: gas., diant., longitudinal, 8 cil. em V, 5.038 cm3, aspirado, |
Jeep Gladiator
Derivada do Jeep Wrangler aproveita o conceito do irmão adicionando-lhe uma caçamba, para levar mais bagagem e viagens mais longas.
Versões & preços
Rubicon R$ 424.990 |
Ficha Técnica
Motor: gasolina, diant., longit., 6 cil. em V, 3.604 cm3, aspirado, 24V, 284 cv a 6.400 rpm, 35,38 kgfm |
Ram Classic
Com o motor da irmã 1500 Rebel, o V8 5.7 HEMI, de 400 cv, é uma das grandes mais potentes do mercado – e custa quase o mesmo que uma Hilux.
Versões & preços
Laramie R$ 357.990 Laramie N.E. R$ 367.990 |
Ficha Técnica
Motor: gas., diant., longit., V8, 5.654 cm3, 400 cv a 5.600 rpm, 56,7 kgfm a 3.950 rpm |
RAM 1500
Suas versões topo de gama são as mais luxuosas da linha, com suspensão a ar, tração 4×4 automática e tablet como central multimídia.
Versões & preços
Rebel R$ 469.990 Limited R$ 529.990 Limited n.e. R$ 539.990 |
Ficha Técnica
Motor: gas., diant., transv., 8 cil., 5.654 cm3, 16V, 400 cv a 5.600 rpm, 56,7 kgfm a 3.950 rpm |
Ram 2500
Responsável por consolidar o segmento das picapes grandes, ela chegou oficialmente em 2005 e recebeu facelift profundo em 2019 e desde então tem filas de espera de compradores.
Versões & preços
Laramie R$ 459.990 Laramie N.E. R$ 469.990 |
Ficha Técnica
Motor: diesel, diant., longit., 6 cil., 6.690 cm3, 24V, 365 cv a 2.600 rpm, 110,7 kgfm a 1.800 rpm |
RAM 3500
Maior picape da marca, é inigualável na capacidade de carga (1.752 kg) e de reboque (9.021 kg). E ainda é a dona do motor a diesel mais potente.
Versões & preços
LARAMIE R$ 489.990 LARAMIE N.E. R$ 499.990 LIM. LONGH. R$ 534.990 |
Ficha Técnica
Motor: diesel, diant., longit., 6 cil., 6.690 cm3, turbo, 24V, 377 cv a 2.800 rpm, 117,2 kgfm a 1.700 rpm |
VOLKSWAGEN AMAROK
Nova geração chegou no fim de 2022, na Europa. Por aqui, será reestilizada, como linha 2024, sem receber mudanças técnicas significativas.
Versões & preços
V6 Comfort R$ 296.860 V6 Highline R$ 302.370 V6 Extreme R$ 335.500 |
Ficha Técnica
Motor: diesel, diant., longit., 4 cil., 2.967 cm3, 4V, 258 cv a 3.250 ou 4.000 rpm, 59,1 kgfm a 1.400/3.000 rpm |
As próximas picapes que vem por aí
O crescimento do mercado deve continuar nos próximos anos. Entre as novidades já sabidas, há mais variedade de conceitos e tamanhos.
Fiat Titano A Fiat tem as picapes líderes em vendas, Strada e Toro, mas quer atuar também na categoria mais disputada: a das picapes médias. A Fiat Titano terá porte de Hilux, com 5,33 metros de comprimento e 3,18 metros de entre-eixos. O motor será um 2.2 turbo diesel com 200 cv e 45,9 kgfm. Não há data de lançamento confirmada, mas pode chegar ainda em 2023.
Chevrolet Silverado A nova full-size da Chevrolet está prestes a ser relançada no Brasil. Ela estreia em outubro, mas com um anticlímax. O motor escolhido foi um V8 5.3, mais próximo do deslocamento dos motores da Ram 1500 (5.7 com 400 cv) e da Ford F-150 (5.0 com 405 cv), mas com menor potência máxima, de até 360 cv.
GWM POER O Brasil terá sua primeira picape híbrida flex de fabricação nacional, a GWM Poer. Ela será um dos primeiros modelos produzidos na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) e já tem até data: 1º de maio de 2024. Sabemos que a futura picape tem porte médio e que terá um conjunto mecânico que deve ultrapassar os 300 cv e 50 kgfm.
MITSUBISHI L200 A nova geração (sexta) da L200 Triton foi revelada na Tailândia no fim de julho. Fruto da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, ela traz motor e chassi que também serão compartilhados com a próxima geração da Nissan Frontier. Seu motor será 2.4 turbo diesel com três potências distintas (149 cv, 183 cv e 204 cv). Estreia este ano, na Ásia, mas não há data prevista para o Brasil.
Picapes elétricas
Coisa de americano, em sua maioria, elas chegam ao Brasil pelas mãos de importadores independentes. A exceção, por enquanto, é JAC IEV-330P.
RIVIAN EV-1 Ela tem o estilo mais futurista e chegou a acumular um ano de fila de espera, nos EUA. As primeiras unidades começaram a chegar em meados de 2023. São nada menos do que 846 cv e 125,5 kgfm extraídos de quatro motores elétricos, um em cada roda. Também tem um alcance de até 480 km.
RAM 1500 REV Lançamento recente, foi apresentada em abril deste ano, mas com vendas previstas para 2024, nos EUA. Ao que tudo indica, a espera valerá a pena: além do design diferenciado, a elétrica pode ter autonomia de 800 km e os dois motores elétricos entregam 654 cv e 86,5 kgfm.
Chevrolet Silverado EV A versão a combustão será lançada em outubro de 2023 e podemos esperar a versão elétrica já para 2024. São duas versões: uma voltada para desempenho e outra para trabalho. Mas é provável que a marca traga a esportiva RST First Edition, com um motor em cada eixo, totalizando 673 cv e 107,9 kgfm.
Ford F-150 Lightning A versão elétrica da F-150 completou um ano de venda nos EUA e é um sucesso. Antes de ser lançada, tinha mais de 200.000 unidades reservadas. Não há confirmação para a venda aqui, porém, em sua versão topo de linha, Platinum, com 571 cv, a Lightning foi vista em testes na Bahia.
JAC iEV-330P Trata-se da única picape elétrica do Brasil. É equipada com um motor elétrico de 150 cv, tem capacidade para 800 kg e a velocidade é limitada a 97 km/h. Ela já está à venda desde o ano passado e custa R$ 369.900, mas vendeu apenas dez unidades entre janeiro e julho deste ano.
Hummer EV Nem média, nem grande. A Hummer EV merece uma categoria própria, de picape gigante. Só de comprimento são 5 metros, sendo 3,21 m de entre-eixos. São três motores que resultam em 1.013 cv e 165,9 kgfm. Uma relação peso/potência de 4 kg/cv digna de um esportivo.