Veja dez carros que já tinham quadro de instrumentos digital décadas atrás
Painéis digitais são comuns hoje em dia, mas nos anos 1970 e 1980 houve uma onda precursora dessa tecnologia, com visual futurista que não vingou na época
Vector W8
Claramente inspirado nos aviões de caça, o superesportivo fora de série americano lançado em 1989 possuía painel repleto de botões e uma tela multifuncional com quatro modos, e interfase que lembrava um sofisticado veículo militar. Tudo posicionado do lado esquerdo do motorista.
Oldsmobile Incas concept
Criado em 1986 pelo estúdio italiano Italdesign, o Incas ostentava um painel de instrumentos digital que ocupava toda a área do interior. Seu volante estilo manche multifuncional abrigava todos os comandos do automóvel, incluindo o seletor do câmbio.
VW Orbit
Outro protótipo lançado em 1986 com a assinatura da Italdesign, o Orbit seguia a tendência modernista e ostentava um processador visual (um sistema multimídia com mapa e televisão), botões sensíveis ao toque e CD player, entre outros acessórios.
Toyota Cressida
A Toyota usou a tecnologia em 1984, com certa classe e discrição, mantendo o resto do painel sóbrio e condizente com o design de seu sedã de luxo. Seu visor digital era bem espaçado e de fácil leitura, para não chocar o público mais conservador.
Volvo Tundra
O estúdio Bertone recebeu a incumbência de criar um projeto inovador para a Volvo e em 1979 apresentou o Tundra, cujo painel (hoje) lembra a nave estelar, de Jornada nas Estrelas da TV. O projeto foi lançado pela Citroën com o nome de BX, sem o painel.
Citroën Karin
Conceito futurista, de 1980, possuía painel de instrumentos com uma tela de tubo, volante multifuncional (central)e velocímetro e tacômetro digitais, nas extremidades do cockpit, além de muitas teclas e controles deslizantes.
Chevrolet Corvette C4
Lançada em 1983, a quarta geração do esportivo americano era equipada com um painel digital (LCD). Ao longo do tempo, o equipamento apresentava falhas de funcionamento, deixando os donos sem as informações necessárias.
Nissan CUE-X concept
A Nissan apresentou em 1985 o Cue-X com display digital e uma tela multimídia. Seu volante, além de multifuncional, tinha apenas um raio. Com exceção do volante, todo o resto é muito parecido com o que vemos nos modelos de hoje em dia.
Mazda MX-03 concept
Lançado em 1985, o MX-03 reunia o que havia de mais tecnológico na marca japonesa. Tração 4×4, rodas traseiras esterçantes e um interior futurista inspirado nos de caça, incluindo o volante tipo manche, telefone e até um head-up display.
Chevrolet Kadett GSI
Lançado em 1991, o hatch esportivo da Chevrolet, que concorria com VW Gol GTI e Ford Escort XR3, tinha sem dúvida o melhor interior. Bancos Recaro, teto solar, ar-condicionado, direção hidráulica e o icônico painel digital.