Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Super Scanner Mini

O Super Scanner Mini lê dados como consumo, rotação e temperatura, mas falha ao diagnosticar defeitos na central eletrônica

Por Fernando Garcia
Atualizado em 21 mar 2024, 11h09 - Publicado em 25 set 2014, 20h43
super scanner mini
Leitura dos dados pode ser feita até em celulares mais simples  (/)
Continua após publicidade

super scanner mini

Que tal ter na tela do smartphone ou tablet um painel com a leitura em tempo real da rotação do motor, carga da bateria, pressão do combustível, temperatura da água do radiador e até consumo de combustível, além de um sistema de autodiagnóstico do veículo? Pelo menos é o que promete o Super Scanner Mini ELM327 Bluetooth. Importado da China, é uma peça de apenas 5 x 2 cm que vai plugada no conector OBDII do carro. Presente nos veículos fabricados a partir de 1996 nos EUA e de 2010 no Brasil, o conector, geralmente localizado sob o painel ou cinzeiro, acessa a central eletrônica do carro e permite a leitura e transmissão de diversos tipos de dado do sistema automotivo.

Para conferir suas qualidades, encomendamos o produto no site Brasil Importador, por 56 reais. Para testá-lo, instalamos num Honda Fit 2010 e baixamos num celular Samsung o aplicativo grátis para Android – pena que não exista versão para dispositivos Apple. Como ele fornece dezenas de dados (alguns inúteis para leigos), selecionamos os mais relevantes e depois montamos na tela do celular um painel com os dados desejados: velocidade do carro, rotação do motor, consumo médio de combustível, carga da bateria, distância percorrida e temperatura do ar ambiente. Após quase uma semana de teste, verificamos números iguais aos do computador de bordo, quando este trazia os mesmos dados. Nada mais natural, já que ele e o scanner usam as mesmas informações que vêm da central eletrônica. Se para um carro com computador de bordo o scanner é útil, porque traz dados a mais, imagine um hatch compacto de entrada, que pode não ser equipado nem com conta-giros, algo comum em alguns populares.

Na segunda fase de testes, levamos o ELM327 à Mecânica do Gato, oficina com mais de 40 anos de tradição em São Paulo, para verificar a presença de anomalias no sistema eletrônico de um Citroën C3 2011. Primeiro simulamos uma pane na injeção eletrônica, desconectando o sensor de MAP (Pressão Absoluta no Coletor, em inglês). Só que aí o scanner decepcionou. “Ele não indicou o problema”, afirma o mecânico Cesar Samos. “Depois liguei o equipamento profissional de diagnóstico da oficina, que imediatamente apontou a falha na injeção.”

CUMPRE O QUE PROMETE? – EM TERMOS

O Super Scanner Mini ELM 327 consegue fazer leitura de dados como velocidade, rotação, carga da bateria e consumo, entre outras funções, via Bluetooth. Mas não fez o diagnóstico do problema simulado no teste.

Continua após a publicidade

Super Scanner Mini

ONDE ENCONTRAR – Brasil Importador

PEDE QUE A GENTE TESTA! – Você gostaria que testássemos algum produto ou equipamento? Então escreva para 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.