O Renault Duster foi um dos primeiros SUVs compactos do Brasil. Lançado em 2011, chegou a ser líder em vendas na categoria, mas após dez anos de vida e sem grandes mudanças, em especial mecânicas (é equipado com o motor 1.6 16V de 120 cv), o SUV perdeu a majestade e atualmente ocupa a nona posição em vendas.
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Ele foi reestilizado na linha 2021 e graças ao banho de loja tornou-se mais conectado, seguro e moderno. Com a troca de todo o painel, foi possível receber a nova central multimídia Easylink com tela de 8” em posição ergonômica e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, e é mais rápida. Também ganhou ar-condicionado automático digital, regulagem de profundidade na coluna de direção e chave presencial.
A Renault aproveitou e fez reforços estruturais que tornaram o monobloco 12,5% mais rígido. Isso e a necessidade de usar rodas aro 17 pela primeira vez levaram a um novo acerto de suspensão, com cargas de amortecedores e molas revistas. Direção elétrica também é novidade.
Entre seus principais atributos está o baixo custo de manutenção e o bom conteúdo de equipamentos. O Duster Iconic, de R$ 107.490, concentra quase todos os itens inéditos para o modelo, como alerta de ponto cego, câmeras na frente, atrás e nos retrovisores (que não dão visão 360° como no Nissan Kicks), travas das portas por aproximação, partida por botão, acendimento automático dos faróis e as rodas aro 17 diamantadas. Só esqueceram do sensor de chuva, que Sandero e Logan têm.
Quanto custa para manter?
• Revisões até 60.000 km: R$ 3.644
• Seguro: R$ 2.867
• Rede de concessionárias: 295