Quantas peças ao todo tem um carro?
Número de componentes individuais pode variar de carro para carro e de acordo com a versão do veículo, podendo haver inclusão de equipamentos extras
Consultamos a GM, que respondeu que um carro possui milhares de itens e esse número pode variar amplamente se considerarmos apenas os componentes ou as peças individualmente.
Por exemplo, o painel de instrumentos: como componente, é um único item, mas desmontado ele se transforma em centenas de partes separadas. Tem ponteiros, lâmpadas, fios, mostradores, carcaça, os parafusos que os fixam, todos os processadores da placa eletrônica e etc.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 5,99
É claro que algumas peças são mais importantes e na falta delas o veículo não funciona, como as rodas, por exemplo, enquanto há outras peças que são acessórios, fazem parte do veículo, mas não influenciam no funcionamento, como por exemplo a máquina do vidro elétrico.
Independentemente de serem essenciais ou acessórios, o número aproximado de peças de um veículo é de 70.000 a 90.000 itens individuais.
Esse número varia conforme a versão e a configuração do carro, já que alterna também a quantidade de equipamentos e de itens de acabamento. A união de todas elas em um único produto mostra como a construção de um carro é, também, um desafio logístico.
Um carro elétrico, entretanto, pode ter menos da metade ou até um terço da quantidade de peças de um carro a combustão, algo entre 20.000 e 30.000 peças. Tudo porque seu conjunto mecânico tem um pequeno número de partes móveis.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Omoda 5 HEV estreia no Brasil com preço de VW T-Cross e faz até 15 km/l
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação







