Qual a validade do etanol no tanque do carro?
O etanol tem menor degradação dentro do tanque do carro, mas o grande problema está em deixar o carro parado por tanto tempo
Valeria Matias, Porto Alegre (RS)
O etanol tem uma degradação mais lenta que a da gasolina, a reação de oxidação do etanol é mais lenta que a maioria dos compostos da gasolina. Poderia durar até um ano, mas isso pode trazer outros inconvenientes para o carro.
Segundo o engenheiro Erwin Franieck, presidente do Instituto SAE4Mobility, no entanto, “sabemos que veículo parado por mais de três meses acaba por gerar uma série de inconvenientes, desde baterias, corrosão por diferença de potencial de oxigênio, por isso a cada 30 dias o carro deveria ser usado, motor funcionando até a ventoinha entrar, uma volta no quarteirão, calibrar o pneu etc.”.
A rigor, a gasolina comum ou a aditivada não têm um prazo de validade, mas ela envelhece e, após seis meses, começa a perder parte de suas propriedades químicas.
Gasolina de alta performance é recomendada para uso no tanquinho de partida a frio e também para veículos que rodam pouco e ficam com a gasolina parada no tanque por muito tempo. O prazo de validade destas é superior.
Toyota muda estratégia da Hilux com bitola larga e insinua GR-Sport para nova geração
Cadeira de rodas elétrica pagará IPVA em 2026? Entenda o caso
Como a Lecar perdeu a oportunidade de não virar piada no Salão do Automóvel
BYD Song Pro, GAC GS4, Haval H6 e Kia Niro: qual o melhor SUV híbrido até R$ 200.000?
Subaru fecha principal loja e não tem carros para lançar no Brasil; o que acontece agora?







