Confira a melhor forma para consertar um pneu furado do carro
Para a boa saúde do pneu, esse tipo de reparo tão comum deve ser usado apenas como último recurso. Mas o melhor é raríssimo.
Alessandro Furugen, São Paulo (SP)
A Pirelli não indica e nem recomenda um tipo de reparo bastante comum no mercado, conhecido como “macarrão”. Segundo a fabricante de pneus, o indicado é o reparo tipo plug a frio.
“Com ele há uma vedação completa da perfuração, evitando assim a infiltração de contaminações como água, ar, poeira e terra para dentro da estrutura do pneu”, diz o gerente de produtos Fábio Magliano.
Nesta técnica, coloca-se um plugue para fechar o furo e, por cima, aplica-se uma camada de borracha. É a técnica mais indicada como solução definitiva na maioria dos tipos de furo, mas é muito difícil de ser encontrado em borracharias ou autocenters.
“Importante ressaltar que o pneu deve ser sempre avaliado por um especialista, que irá determinar a possibilidade de se efetuar o reparo”, explica.