PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Qual a diferença entre pneus direcionais e não direcionais?

Pneus definitivamente não são todos iguais e essas características precisam ser observadas na hora da montagem e ao fazer o rodízio

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 14 dez 2024, 19h24 - Publicado em 14 dez 2024, 17h00
Pneus
Desenho em “V”, na banda, serve para escoar água (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Qual a diferença entre pneus direcionais e não direcionais?

Rafael Guimarães, Osasco (SP)

Quem explica é o consultor de tecnologias inovativas da Pirelli, Roberto Falkenstein: “Os pneus direcionais possuem um padrão de design da banda de rodagem – geralmente em ‘V’ ou em ‘seta’ –, que é feito para escoar a água, melhorando a aderência em estradas molhadas e reduzindo o risco de aquaplanagem.

Por conta dessa característica, esse tipo de pneu precisa ser instalado no carro de forma que o ‘V’ ou a ‘seta’ aponte para a direção de rotação dele, sempre para favorecer o escoamento de água”. Logo, a rotação desses pneus é mais limitada, afinal eles só podem ser movidos de frente para trás no mesmo lado do veículo.

Mas têm suas vantagens: fazem menos ruído e são autolimpantes, característica importante fora do asfalto.

Pneus de banda assimétrica
1 – Pneu assímétrico; 2 – pneu direcional; 3 – pneu bidirecional ()
Continua após a publicidade

“Já os pneus não direcionais”, continua o especialista, “têm um padrão de banda de rodagem distinto, que pode ser simétrico ou assimétrico, fazendo com que possam ser montados em qualquer direção”.

os pneus assimétricos têm desenhos diferentes de um lado ao outro da banda de rodagem para executar tarefas específicas. A parte mais externa tem blocos mais robustos para absorver o esforço nas curvas. Mais internamente, blocos menores ajudam a expulsar a água e melhoram a aderência em pistas molhadas. No centro, há uma faixa contínua para melhor estabilidade direcional.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Ou seja, quando for fazer um rodízio nos pneus, por exemplo, eles podem ser trocados para lados opostos, da direita para a esquerda e vice-versa.

Ao montar um jogo de assimétricos no carro, cada um dos quatro pneus tem uma posição específica na hora da montagem dos eixos. O unidirecional precisa respeitar o sentido de rodagem, enquanto o bidirecional pode ser colocado em qualquer posição e rodar nos dois sentidos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.