Qual a razão para os carros de tração dianteira também terem um túnel central (ressalto) no assoalho traseiro, já que por ele não passa um eixo de transmissão? – Admardo Augusto de Azevedo Silva, Campos dos Goytacazes (RJ).
De fato, o túnel central tem como função básica criar espaço para o eixo cardã, que levaria o torque do motor dianteiro para o diferencial traseiro.
Os veículos com tração à frente não têm o cardã, mas eles podem usar esse túnel como recurso para criar espaço destinado à tubulação de escapamento e outros dutos sob o assoalho. No entanto, sua manutenção é justificada, na maioria das vezes, como recurso para o aumento da rigidez do monobloco.
Mesmo assim, algumas marcas já conseguiram oferecer modelos com assoalho totalmente (ou quase) plano na traseira. É o caso da primeira geração da Renault Scénic e de diversos Honda, como a sétima geração do Civic – nos modelos seguintes o ressalto ficou um pouco maior – e o CR-V.