Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Por que carros com tração dianteira possuem túnel central?

Apesar da ausência do eixo cardã, ressalto no assoalho geralmente é mantido por razões estruturais

Por Da Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h32 - Publicado em 21 dez 2016, 18h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cruze atual tem um grande ressalto central
    Cruze atual tem um grande ressalto central dividindo o espaço para as pernas (Marco de Bari)

    Qual a razão para os carros de tração dianteira também terem um túnel central (ressalto) no assoalho traseiro, já que por ele não passa um eixo de transmissão? – Admardo Augusto de Azevedo Silva, Campos dos Goytacazes (RJ).

    Publicidade

    De fato, o túnel central tem como função básica criar espaço para o eixo cardã, que levaria o torque do motor dianteiro para o diferencial traseiro.

    Publicidade

    Os veículos com tração à frente não têm o cardã, mas eles podem usar esse túnel como recurso para criar espaço destinado à tubulação de escapamento e outros dutos sob o assoalho. No entanto, sua manutenção é justificada, na maioria das vezes, como recurso para o aumento da rigidez do monobloco.

    Continua após a publicidade
    No Civic de sétima geração, assoalho era plano
    No Civic de sétima geração, assoalho era plano ()

    Mesmo assim, algumas marcas já conseguiram oferecer modelos com assoalho totalmente (ou quase) plano na traseira. É o caso da primeira geração da Renault Scénic e de diversos Honda, como a sétima geração do Civic – nos modelos seguintes o ressalto ficou um pouco maior – e o CR-V.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.