Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pneus: o macarrão que faz mal

Para a boa saúde do pneu, esse tipo de reparo tão comum deve ser usado apenas como último recurso

Por Luís Perez
Atualizado em 30 abr 2021, 17h25 - Publicado em 14 mar 2016, 14h55

56e6e8c482bee10ed5071b384rodas_borracharia_colonial-2929-psd.jpeg

O pneu furou, você o levou ao borracheiro, a peça foi consertada e tudo voltou ao normal. Será mesmo? Você pode não saber, mas há uma grande chance de seu carro estar rodando por aí com um problema. A maioria dos reparos feitos pelas borracharias do país é realizada com o tradicional macarrão, uma massa alongada que é inserida dentro do furo para tampá-lo.

Os especialistas são categóricos: o macarrão só deve ser usado em emergência e temporariamente. “Muitas vezes ele é aplicado sem sequer se remover o pneu do aro, o que não permite a limpeza e inspeção da parte interna do pneu”, explica o gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli. “Além disso, não costumam vedar o furo de forma adequada.” O macarrão por vezes causa vazamento e infiltração de sujeira ou água, podendo até comprometer sua estrutura metálica ou seu desempenho. Por isso, o conserto deve sempre ser feito definitivamente, com reparos que preencham o furo e cubram a parte interna. Nesse caso, a solução mais eficaz é o manchão a frio. A técnica consiste em colocar um disco de borracha na parte interna do pneu, com a ajuda da pressão e de um selante.

Os fabricantes de pneus, porém, estipulam que o ideal é uma terceira opção, o plugue ou cogumelo. Trata-se de uma peça em formato de pino que é inserida no furo, também presa por prensagem a frio e cola, o que reduz ainda mais a chance de infiltrações. O problema é que ele é muito difícil de ser encontrado. Até grandes redes distribuidoras de pneus desconhecem a técnica, em geral disponível só nas principais lojas autorizadas da Michelin.

Antes do conserto definitivo, entretanto, saiba que nem todos os furos e rasgos podem ser recuperados. Para isso, eles devem estar localizados só na banda de rodagem e ter até 6 mm nos carros de passeio e 10 mm em picapes e grandes SUVs, lembrando que todas as dicas se referem a pneus radiais sem câmara, que representam a maioria do mercado.

Continua após a publicidade

AS RECEITA DE REPARO:

MACARRÃO

Especial: pneus

Como é: insere-se uma massa alongada dentro do furo para fazer sua vedação.

Quando usar: em furos pequenos, causados por pregos ou outros objetos pontiagudos. É uma solução provisória, que requer um reparo definitivo urgentemente.

Quanto custa: R$ 20 a R$ 30.

Continua após a publicidade

MANCHÃO

Especial: pneus

Como é: aplica-se a frio um pequeno disco de borracha sobre o dano por dentro do pneu, usando pressão e um selante.

Quando usar: em cortes de superfície pequena, como os causadas por pregos, pedaços de vidro ou tiras de metal.

Quanto custa: R$ 40.

Continua após a publicidade

PLUGUE

Especial: pneus

Como é: coloca-se um plugue para fechar o furo e, por cima, aplica-se uma camada de borracha.

Quando usar: é a técnica mais indicada como solução definitiva na maioria dos tipos de furo, mas é muito difícil de ser encontrado em borracharias ou autocenters.

Quanto custa: R$ 50 a R$ 60.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.