Pneu do futuro será conectado à rede 5G se comunicará com o seu carro
Sistema desenvolvido pela Pirelli conta com sensor inteligente instalado na banda de rodagem do pneu
Até agora, os projetos de veículos com recursos de direção autônoma têm empregado essencialmente câmeras para reconhecer o ambiente das ruas, detectando pedestres, outros veículos e as condições das vias.
Novos sistemas que usam sensores instalados nos pneus, porém, prometem fornecer informações igualmente importantes e bastante precisas de outros parâmetros relevantes para a orientação dos veículos e dos motoristas.
Um exemplo disso é a Cyber Tyre, desenvolvida pela Pirelli.
Essa tecnologia consiste de um sensor que vai instalado na banda de rodagem do pneu e é capaz de captar diversas informações e compartilhá-las não só com os sistemas do carro, mas também com outros veículos, com a via e com os pedestres, em uma conexão do tipo V2X (Vehicle to Everything, ou Veículo para tudo), via rede 5G.
No caso de dados compartilhados com o próprio carro, as informações coletadas permitem que os sistemas de controle como o ESP e o piloto automático se ajustem à situação mais rapidamente.
A detecção de água, óleo e outras condições de baixa aderência também pode ser compartilhada com outros veículos que trafegam na mesma pista servindo de alerta tanto para os sistemas do veículo quanto para motorista.
O sistema gerencia dados como quilômetros percorridos, temperatura, pressão. Assim, o motorista consegue calibrar os pneus sem esperar que eles estejam frios porque o sistema regula a quantidade de ar admitida levando em conta a temperatura do pneu.
Furos e outros defeitos são percebidos, notificados e o reparo agendado via nuvem.
No caso de uso para gestão de frotas, o sistema permite acompanhar o trajeto do veículo por meio de um aplicativo de mapas e o comportamento do motorista.
Os pneus são partes privilegiadas dos automóveis na detecção das condições de rodagem por serem os únicos pontos de contato dos veículos com o pavimento.
A Pirelli disponibiliza essa tecnologia no mercado de reposição (o sensor pode ser instalado em qualquer tipo de pneu) e também para gestão de frotas, com diferentes recursos de acordo com a aplicação. Conheça os detalhes ao lado.