Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pintura de carros com duas cores é um processo caro e complexo

Técnica exige adaptações complicadas na linha de montagem, aumenta o tempo de fabricação e requer bastante mão de obra

Por Da Redação
Atualizado em 11 Maio 2021, 16h03 - Publicado em 20 ago 2018, 18h03
Nissan Kicks
Nissan Kicks com teto de outra cor: tinta sobre tinta (Divulgação/Nissan)

Como é feita a pintura de carros que saem de fábrica com teto de outra cor?  –  Ben Hur Lopes de Oliveira, Brasília (DF)

Essa pintura exige um processo caro, complexo e que demanda muita mão de obra. No caso do Kicks, é pintado primeiro o teto. Após isso, funcionários cobrem toda a parte superior com um papel especial.

Em seguida, o veículo volta à linha para pintar o resto da carroceria, o que aumenta o tempo do processo em duas horas.

VW Up! TSI
No Up! Speed o teto e a tampa do porta-malas eram pintados separadamente (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Toda essa logística tem custo elevado, que é repassado ao consumidor na forma de versões mais caras ou como opcional – a pintura em dois tons do Nissan custa R$ 1.500 a mais.

A manufatura mais cara ocorre porque a carroceria precisa passar novamente pela linha de pintura (ocupando o espaço de outro carro).

Uma alternativa tão cara quanto é criar uma linha de montagem à parte, exclusiva para a pintura do teto.

Continua após a publicidade

Essa solução, no entanto, só é viável para marcas que possuem um alto volume desse tipo de veículo. E não é o caso do Kicks.

Citroen DS3
O DS 3 somava o teto em outra cor com adesivos colocados após a pintura (Divulgação/Citroën)

Mesmo assim, o teto colorido tem caído no gosto do povo: o Volvo XC40, por exemplo, já foi projetado pensando na opção de duas cores.

Continua após a publicidade

Carros com teto em dois tons é uma tradição antiga – comum nos Mini Cooper, por exemplo. Nos últimos anos, o carro que ajudou a resgatar essa moda foi o Land Rover Evoque.

Uma solução mais em conta é o envelopamento do teto, tática cada vez mais usada por proprietários que não toparam esperar (ou pagar) por um carro em dois tons.

Outra dica para diferenciar o carro e manter o custo baixo é fazer o serviço em oficinas independentes, sem contar com a fábrica ou concessionários.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.