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O sistema Auto Hold pode provocar desgaste prematuro nos freios?

Sistema mantém a pressão aplicada nos freios, sem causar danos colaterais

Por Redação - Atualizado em 17 jun 2018, 17h13 - Publicado em 3 ago 2016, 18h34
Botão de acionamento do recurso Auto Hold
Botão de acionamento do Auto Hold Marco de Bari/Quatro Rodas

Há problema em usar, em congestinamentos, o recurso Auto Hold? Pode haver desgaste prematuro de freios ou embreagem? – Jeronymo Deister, por e-mail

Função do freio de estacionamento com acionamento eletrônico, o Auto Hold impede o carro de se deslocar acidentalmente quando parado ou no momento de arrancar.

Numa frenagem, assim que o carro para de se mover o sistema mantém a pressão aplicada nos freios pelo pedal. Portanto, não existe aquecimento ou desgaste adicional do freio.

Se os sensores do sistema ABS nas rodas detectarem algum movimento, a força no sistema de freios é aumentada automaticamente até que o carro pare.

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Apenas quando o motorista pressionar o acelerador, o Auto Hold vai liberar os freios e o automóvel estará livre para o movimento. Nos carros com câmbio manual, isso ocorre quando a embreagem é solta.

Independente de o recurso estar acionado ou não, o desgaste da embreagem em uma transmissão automatizada é o mesmo – este desgate só seria maior se, em um aclive, o motorista segurasse o carro no acelerador, com a embreagem acoplada, sem o uso do freio.

É importante salientar que o Auto Hold atua diretamente na linha de freios do pedal, e não no freio de estacionamento. Este último só será acionado se o carro ficar parado por mais de três minutos, ou ao se desligar o carro.

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