Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Numa mesma rotação, o consumo muda conforme a marcha utilizada?

Em uma mesma rotação, quanto mais alta a marcha, maior a velocidade e (quase sempre) maior o consumo.

Por Da Redação
Atualizado em 4 Maio 2021, 09h34 - Publicado em 18 abr 2017, 17h45
Alavanca de câmbio do Vectra Expression
(arquivo/Quatro Rodas)

O consumo é igual da primeira à quinta marcha se mantivermos sempre a mesma rotação? – Agnaldo Batista Silva, Divinópolis (MG).

Para chegar à resposta, vamos primeiro lembrar que a velocidade do carro em uma mesma rotação será sempre maior quanto mais alta a marcha – e que, na prática, por causa das resistências aerodinâmicas e de rolamento dos pneus, quanto maior a velocidade, maior o consumo. Agora vamos levantar três condições diferentes de rodagem:

1) Pista plana: a cada marcha mais alta, a redução na transmissão é menor. Assim, a velocidade do carro é maior e o torque disponível na roda é menor, apesar de o torque do motor manter-se constante. Como há a resistência aerodinâmica, que cresce com o quadrado da velocidade, ela soma-se à resistência ao rolamento dos pneus e torna-se necessário fornecer mais combustível ao motor para que a rotação não caia. Consequência: maior consumo a cada marcha mais alta, apesar da rotação constante do motor.

2) Pista inclinada ascendente: o consumo também será maior com uma marcha mais alta porque, além das resistências mencionadas, soma-se a componente da massa do veículo atuando no sentido oposto ao movimento.

Continua após a publicidade

3) Pista inclinada descendente: o efeito das resistências, dependendo do ângulo da pista, pode ser anulado, tornando teoricamente possível uma situação em que seja desnecessário fornecer mais combustível ao motor para mantê-lo na mesma rotação. Nessa situação, utilizar uma marcha mais alta pode reduzir o consumo. Mas se não houver pressão no acelerador, ocorre o cut off (a injeção corta o combustível), e aí o consumo em qualquer marcha é o mesmo: zero.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.