Taxistas e motoristas de aplicativos são os primeiros a rodar de modo intensivo com os lançamentos do mercado. E foi através de um deles, o taxista Rogério Baldassarini Medeiros, de São Paulo (SP), que soubemos de problemas com o recém-chegado Honda New City. Esse profissional identificou ruídos na caixa de direção, trepidação dos faróis full-led e escamação dos pneus.
“Em menos de 15.000 quilômetros precisei parar o carro três vezes para tentarem solucionar o desgaste irregular dos pneus”, diz Rogério.
O problema, porém, continua. Com relação aos faróis e à caixa de direção, não houve nem tentativa. Sem previsão de solução. Segundo a concessionária, o caso foi repassado para a matriz da fabricante, no Japão.
“Não posso me dar ao luxo de ser cobaia da Honda, pois, cada vez que o carro fica parado, deixo de trabalhar”, lamenta.
“Trocar a caixa de direção não resolve”, fala o técnico de manutenção Leandro Carvalho da Silva, de Nova Iguaçu (RJ), dono de um New City EXL 2022, que diz que substituiu a peça na autorizada, mas que os ruídos não sumiram totalmente. “Agora aparecem de forma mais sutil quando viro o volante após ligar o carro pela primeira vez no dia.”
Conforme informações das concessionárias Honda, na fase do monitoramento de qualidade (feito entre os dias 15 de fevereiro e 3 de maio para a versão sedã, até 30 de maio para a hatch), a montadora autorizou a troca da caixa de direção em garantia (código 001797), mas agora a instrução é apenas registrar o problema no sistema de garantia da Honda no campo “Método de Confirmação”, de acordo com um consultor técnico de uma revenda de São Paulo.
Ao que parece, a Honda não sabe onde estão os problemas dos componentes. Porque repassamos os relatos dos motoristas à empresa e ela informou que tem acompanhado os casos, assim como faz com todos os clientes que realizam contato com a fábrica e que, após analisar os sistemas de caixa de direção e os faróis de led dos veículos, substituindo alguns em garantia, foi constatado que esses trabalhavam dentro dos parâmetros previstos pela marca e, o mais importante, sem nenhum nível de comprometimento do pleno funcionamento e da segurança.
O povo reclama
“O barulho na direção acontece depois de rodar no trânsito pesado por uma hora. O chefe de oficina da concessionária informou que estão aguardando a Honda no Japão se pronunciar.”
Cláudio Barbosa, taxista, São Paulo (SP), New City Touring 2022
“Na concessionária trocaram a caixa de direção, mas o problema persiste, então pediram para eu agendar uma nova visita à oficina.”
Yuri Costa de Oliveira, delegado de polícia, Goiânia (GO), New City EX 2022
“O problema parece ser na suspensão dianteira já que os pneus da frente estão gastando de forma irregular.”
Thiago da Silva Sousa, taxista, São Paulo (SP), New City Touring 2022