Mudar o tamanho das rodas e pneus pode piorar o consumo?
Se a circunferência dos pneus diminuir, o consumo irá aumentar. Entenda por que
Recentemente comprei uma VW Amarok e troquei os pneus originais 255/60 R18 por outros mais confortáveis, de medida 265/70 R16. Depois disso, o consumo piorou no computador de bordo. Por quê? – Anderson Ragiotto, por e-mail.
Ao trocar a medida 255/60 R18 pela 265/70 R16, a circunferência do pneu passou de 2.442,3 mm para 2.297,7 mm. Portanto, como os pneus ficaram ligeiramente menores (4,6 mm ou 1,86% menos), eles precisam dar mais voltas para completar a mesma distância percorrida, quando comparado à medida original.
Se o pneu (e o motor) precisa rodar mais vezes, consequentemente o consumo de combustível será maior, sem falar do hodômetro, que vai marcar uma distância superior à real, e do velocímetro, que registrará uma velocidade mais elevada.
LEIA MAIS:
>> Os cuidados ao substituir pneus e rodas
>> Os prós e contras dos pneus de uso misto
>> O consumo aumenta na estrada quando dirigimos na chuva?
O maior cuidado ao trocar as medidas dos pneus e rodas é tentar manter sempre o diâmetro externo do conjunto (tolerância de 3% para mais ou para menos). Caso não faça isso, além do risco de ter o consumo modificado e a leitura do velocímetro errada, a altura do automóvel em relação ao chão também pode mudar demais, causando desequilíbrio e perda de estabilidade.