Motores de carros modernos ainda precisam ser amaciados? Entenda
Amaciamento é necessário e, pasmem, não é exclusivo para os carros com motor a combustão

Pedro Paulo Mascarenhas, Guarulhos (SP)
De acordo com o nosso consultor mecânico William Artigiani, proprietário da oficina Car13 de Itapira (SP), mesmo que a tecnologia tenha avançado e os componentes tenham melhor qualidade, ainda é preciso amaciar o motor. É um procedimento obrigatório e descrito no manual, que garantirá a longevidade do seu carro.
“Mecanicamente, estamos falando de um conjunto zero, que ainda não sofreu altas dilatações, o anel raspador não passou no cilindro, ainda tem as ranhuras do brunimento. Então, é de extrema importância que o motorista dirija moderadamente pelo menos nos primeiros 1.000 km.”
Nesse período indicado por William, evite acelerar muito o carro, percorrer grandes distâncias de uma vez só ou mesmo manter velocidades mais altas por um longo tempo. Fazer isso, garante que o seu carro não tenha problemas precoces, como a queima de óleo, por exemplo. “Uma pessoa que pega um carro zero e já sai ‘pisando’ não chega a 5.000 km”, alerta o nosso consultor.
Isso não vale apenas para carros com motor a combustão, mas também para carros elétricos. A BYD recomenda, no manual, que seus carros elétricos rodem os primeiros 2.000 km apenas em modo “Eco” e que sejam acelerados com moderação, de forma a amaciar o conjunto.