Em setembro de 2008 (edição 582), esta seção abordou problemas de superaquecimento do motor 2.5 4D56 da Mitsubishi L200, responsáveis por trincar o cabeçote. Hoje, 15 anos depois, a falha acontece novamente, mas no motor 2.4 4N15 usado na L200 e no SUV Pajero, como relata o técnico agrícola Fabiano Marcelo Gongora, de Sorriso (MT), dono de uma Triton HPE-S 2023.
“Antes dos 40.000 quilômetros rodados, rachou o coletor do escapamento, peça código 1555A843”, diz. “O motor perdeu potência e entrou em modo de segurança. Na concessionária, instalaram uma versão atualizada do coletor enviado pela fábrica”, conta.
O problema é conhecido nas oficinas especializadas, como explica o proprietário da Águia Auto Mecânica 4×4, Irineu Siqueira Neto, o Netão do BDA 4×4, de Sinop (MT), que possui vários vídeos sobre a falha no YouTube.
“Recebemos quase dez L200 Triton, a partir de 2017, com o coletor do escapamento trincado que, acredita-se, ocorra devido ao radiador ser subdimensionado, ou seja, o sistema de arrefecimento trabalha no limite da capacidade, inclusive fazendo o reservatório de água borbulhar até mesmo sem o motor superaquecer. Dessa forma, o coletor do escapamento trabalha em uma temperatura muito alta e se rompe. Para resolver, a montadora lançou uma contramedida, a atualização do coletor, dimensionado para suportar a temperatura de trabalho da peça”, afirma Netão.
Na rede autorizada não é diferente: “Já trocamos o coletor de oito L200 desse modelo novo, é padrão darmos a garantia legal de cinco anos se o veículo não for modificado e estiver com todas as revisões na concessionária em dia. O código da peça em garantia, se você precisar, é o 1555B029”, informou o atendente de uma concessionária.
Consultada, a Mitsubishi respondeu que tomou conhecimento do caso do técnico agrícola, Fabiano Gongora, por meio da reportagem de QUATRO RODAS. Disse que está em contato com o cliente para entender o que aconteceu. E que este não é um problema recorrente.
O povo reclama
“Tenho uma L200 Triton Savana ano 2012 que trocou o coletor de escape devido à peça trincar. Como o veículo se encontrava na garantia, a substituição foi sem custos. Após dez meses, ao terminar a garantia, escutei um sopro vindo do motor e, ao levar à concessionária, me disseram que teria de trocar o coletor novamente e que as peças trocadas em garantia não têm garantia.”
Postagem editada de um proprietário de Ribeirão Preto (SP) no site Reclame Aqui
“Minha L200 está na garantia e com o coletor partido. Na concessionária me informaram que o produto está em falta, mas não posso continuar andando com este defeito, fora o perigo constante de pegar fogo, caso seja feita uma viagem mais longa.”
Mensagem editada de um proprietário de São Bento do Sul (SC) no site Reclame Aqui