Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mistura de álcool e gasolina aumenta ou diminui a potência do motor?

Veja o que acontece com a força do motor quando há uma mistura de álcool e gasolina

Por Leonardo Barboza
14 dez 2022, 09h47
Chevrolet Montana Off Road
 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Em veículos que têm potências diferentes para etanol e gasolina, qual é o valor da força quando há mistura de combustível no tanque?

Admardo Augusto, Campos dos Goytacazes (RJ)

A potência disponível para cada mistura de gasolina e etanol será um valor intermediário entre os dois extremos (gasolina pura e etanol puro),variando em função da porcentagem de cada combustível nessa mistura e também em razão da taxa de combustão do motor, que pode favorecer um ou outro tipo de combustível, conforme foi definido no projeto do motor.

Conversamos com o engenheiro Fábio Ferreira, diretor da Bosch, e ele nos forneceu o seguinte exemplo: no caso em que a potência com gasolina seja 106 cv e com etanol próximo a 111 cv, uma mistura meio a meio proporciona uma potência próxima a 110 cv, considerando que o motor tenha uma taxa de compressão elevada (algo acima de 11:1).

Por que etanol aumenta a potência?

Uma potência maior com etanol é o mais comum nos motores flex, mas não é regra. Vai depender da programação da Unidade de Comando Eletrônico (ECU) do motor. Há carros com programação mais conservadora, com a mesma potência com gasolina e álcool, como os Nissan.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Também vale lembrar que o antigo Honda HR-V 1.8 era mais potente com gasolina: tinha 140 cv com o combustível de origem fóssil e 139 cv com etanol.

Gol Total Flex, da Volkswagen, primeiro carro mundial com tecnologia que possibi
No Brasil, a gasolina comum já possui uma fração de etanol anidro adicionada (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A questão está em poder explorar as vantagens do etanol, que tem maior poder antidetonante que a gasolina. Por isso a taxa de compressão ideal para seu uso é mais alta – 12:1, contra os ideais 9:1 para a gasolina.

Continua após a publicidade

Em motores flex, geralmente é utilizada uma taxa intermediária entre 10,5 e 11:1. Apesar de ser intermediária, essa taxa acaba favorecendo o uso do etanol, resultando em maior potência e torque quando tal combustível é utilizado.

Por outro lado, o etanol possui menor poder calorífico (a quantidade de calor emitida pela combustão completa de um combustível) que a gasolina. Por causa disso, os números de consumo de um motor flex tendem a ser piores com etanol do que com gasolina.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.