Carros PcD se tornaram menos comuns nos últimos anos. A pandemia e a consequente crise econômica e de produção de semicondutores, e a partir de meados de 2020, aumentou o preço dos carros e, em janeiro de 2021, praticamente não havia mais opções de carros voltados para o público PcD.
Basta ver que no último especial de carros PcD, publicado em janeiro de 2020, havia 20 carros automáticos preço de até R$ 70.000, que era o valor-limite para ter a isenção do imposto estadual (ICMS) na compra de carros zero-km. E hoje só existe um carro zero-km abaixo desse preço: o Citroën C3 Live, que custa R$ 67.990 e tem motor 1.0 e câmbio manual.
A debandada aconteceu pela defasagem do valor máximo para aquisição dos modelos com isenção de ICMS. O teto de R$ 70.000 foi mantido por 14 anos.
Qual é o desconto de carros para PcD?
Só em dezembro de 2021 que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) ampliou a faixa de preço dos carros que podem ser comprados com isenção parcial do ICMS de R$ 70.000 para R$ 100.000. E no mesmo mês o governo federal aumentou o valor dos carros que podem ter desconto do IPI (imposto federal): passou de R$ 140.000 para R$ 200.000.
O limite de preço para isenção do imposto estadual, porém, foi novamente alterado pelo Confaz e a partir de janeiro de 2024 carros que custam até R$ 120.000 podem ser enquadrados dentro das exigências da isenção do ICMS.
Mas o desconto não é sobre o valor total do carro e continua limitado a R$ 70.000, portanto o benefício para o público PcD foi reduzido. “Em meados de 2009, o desconto dos dois impostos podia chegar a 25% do valor do carro e, atualmente, a isenção não passa dos 15%”, diz o especialista nesse mercado Alessandro Fernandes, autor do site Blog do Cadeirante. Essa diferença acontece pelo fato de o consumidor ter ainda que recolher o ICMS parcial. Caso o carro custe R$ 120.000, o contribuinte terá que pagar o ICMS referente aos R$ 50.000 de diferença.
“O ICMS tem um peso maior no preço, pois representa cerca de 12%, já o IPI tem um impacto menor, na maioria dos casos, pois responde por 5% do valor total de carros com motor 1.0, por exemplo”, afirma Alessandro.
A salvação está nos bônus
Para driblar esse desconto menor concedido pelo governo e atrair compradores, a estratégia das fábricas é oferecer bônus para esses clientes. “O mercado PcD voltou a ganhar força graças aos bônus, que podem chegar a 12%, e isso torna os modelos voltados para esse público vantajosos novamente”, diz Alessandro.
Um exemplo de modelo com bônus alto é o Renault Duster Intense Plus 1.6 CVT. O preço público é de R$ 131.190, inclusive acima do valor do teto do ICMS, mas com o bônus de 12% chega ao valor de R$ 115.447 (dentro do limite de R$ 120.000). O valor final com as isenções cai para R$ 105.931.
Na Volkswagen, os SUVs T-Cross e Nivus ganham versões Sense PcD, ambos por R$ 119.990 ainda com IPI e ICMS. Excluindo os impostos, o valor final passa para R$ 100.700, uma redução de R$ 19.290. O T-Cross Sense já foi vendido para PcD, mas tornou-se uma versão regular. O Nivus Sense, por sua vez, é inédito.
Alessandro afirma que Volkswagen, Nissan, Renault, Hyundai e todas as marcas da Stellantis atualmente têm concedido bônus de fábrica, mas as japonesas Honda e Toyota e a Chevrolet não têm concedido esse desconto extra apesar de também oferecerem boas opções.
A longo prazo o especialista acredita que a reforma tributária possa ser vantajosa para o PcD, pois os dois impostos irão se unificar e podem voltar a representar até 25% do valor total do carro (que era o patamar anterior).
Com a intenção de mapear as ofertas desse novo momento do mercado, selecionamos 27 modelos que estão dentro do teto do ICMS (R$ 120.000), optando pelos carros automáticos, entre os mais procurados por esse consumidor. Nas próximas páginas, você encontra um dossiê dividido em três categorias: hatches, sedãs compactos e SUVs. Além de relacionar os modelos, apontamos também os prós e contras de cada opção e quais as diferenças de conteúdo, preço e desempenho.
Hatches PcD com desconto
Chevrolet Onix Turbo: R$ 83.299
Preço sem isenção: R$ 100.730
A redução de mais de R$ 17.000 para PcD torna o Onix automático uma opção atraente para quem busca um hatch. O motor tricilíndrico 1.0 turbo (116 cv) oferece bom desempenho em aceleração e consumo. Mas fica devendo em equipamentos, pois não comtempla multimídia e nem tecnologias de segurança semiautônomas (ADAS).
Ficha TécnicaMotor: transv. 3 cilindros, |
Equipamentos6 airbags, |
Pense também em um Onix Premier…Por R$ 98.475 acrescenta central multimídia, chave presencial,
|
Honda City LX CVT: R$ 100.703
Preço sem isenção: R$ 113.600
Com a nova versão de entrada da linha 2024 (LX), o City Hatch ficou R$ 15.500 mais barato e agora pode usufruir da isenção dos dois impostos (ICMS e IPI). E, mesmo sendo a mais barata da linha, ela é completa, com multimídia de 8”, partida por botão, faróis automáticos e rodas de liga leve. O motor é o 1.5 16V (126 cv) combinado com CVT.
Ficha técnica
|
Equipamentos6 airbags, central multimídia, |
Peugeot 208 Allure Turbo: R$ 77.690
Preço sem isenção: R$ 99.990
É o único do dossiê que fica na faixa dos R$ 70.000 e, mesmo assim, oferece multimídia de 10,3”, sensor de estacionamento, câmera de ré, modo Sport, DRLs de led e rodas de liga leve de 16”. É a versão de entrada com o motor GSE 1.0 turbo com 130 cv e 20,4 kgfm – o que torna o Peugeot o mais potente entre os hatches.
Ficha técnica
Motor: transv., |
Equipamentos 4 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 16”, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento, câmera de ré. |
Pense também em um Peugeot 208 Griffe…Por R$ 96.268 acrescenta 6 airbags, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, indicador de fadiga, bancos revestidos de couro. |
Toyota Yaris hatch XL: R$ 81.000
Preço sem isenção: R$ 97.990
O Yaris já não tem um visual atual e o interior remete aos anos 1990, com iluminação azul no quadro de instrumentos. O preço é acessível, mas o conteúdo é pobre, com destaque apenas para os sete airbags e assistente de partida em rampa. Nada de central multimídia nem rodas de liga leve e muito menos tela em TFT para o computador de bordo.
Ficha técnica Motor: transv., 4 cilindros, 1.496 cm3, aspirado Potência: 110/105 cv a 5.600 rpm Torque: 14,9/14,3 kgfm a 4.000 rpm Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira Dimensões: compr., 414,5 cm; larg., 173 cm; alt., 149 cm; entre-eixos, 255 cm Peso: 1.125 kg Pneus: 6.50 x 16 |
Equipamentos
7 airbags, rádio AM/FM, rodas de aço 15” com calota, |
Pense também em um Toyota Yaris XS…Por R$ 93.464 acrescenta central multimídia, chave presencial, rodas de liga leve 15”, frenagem autônoma, alerta de mudança
|
Volkswagen Polo Sense TSI: R$ 87.028
Preço sem isenção: R$ 99.990
A VW anunciou que a versão Sense não será mais exclusiva para PcD. E isso pode ser explicado pelo preço atrativo combinado ao conteúdo mais generoso, que contempla botão de partida, retrovisores elétricos, quatro airbags e assistente de partida em rampa.
A pintura metálica não é cobrada, porém a multimídia não é a VW Play. É uma mais simples.
Ficha técnica Motor: transv. 3 cilindros, 999 cm3, turbo Potência: 116/109 cv a 5.000 rpm Torque: 16,8/16,8 kgfm a 4.250 rpm Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira Dimensões: compr., 407,4 cm; larg., 175,1 cm; alt., 147,1 cm; entre-eixos, 256,6 cm Peso: 1.154 kg Pneus: 6.50 x 16 |
Equipamentos
4 airbags, central multimídia, rodas de aço 15”, |
Pense também em um Volkswagen Polo Highline…Por R$ 103.242 acrescenta VW Play, rodas de liga leve 16”, câmera de ré, sensor de chuva e assistente
|
Outras opções entre os hatches PcD
HB20 Comfort Plus Valor com isenção: R$ 93.135 EQUIPAMENTOS: 6 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 16”, assistente de partida em rampa, câmera traseira. |
Fiat Argo Trekking 1.3 Valor com isenção: R$ 83.951 EQUIPAMENTOS: 4 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 15”, assistente de partida em rampa. |
Fiat Argo Drive 1.3 Valor com isenção: R$ 79.795 EQUIPAMENTOS: 4 airbags, central multimídia, rodas de aço 15”, assistente de partida em rampa. |
Citroën C3 1.6 Live Pack Valor com isenção: R$ 74.632 EQUIPAMENTOS: 4 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 15”, assistente de partida em rampa. |
Sedãs PcD com desconto
Chevrolet Onix Plus Turbo: R$ 89.428
Preço sem isenção: R$ 106.560
O sedã continua entre os mais vendidos do país graças a seu custo/benefício e nesta versão de entrada com câmbio automático custa menos de R$ 90.000 para PcD, com bônus de 5%, ficando ainda mais atraente. Entre os equipamentos, falta central multimídia, mas há seis airbags, assistente de partida em rampa e faróis automáticos.
Ficha técnica Motor: transv. 3 cilindros, 999 cm3, turbo Potência: 116 cv a 5.500 rpm Torque: 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira Dimensões: compr., 447 cm; larg., 173 cm; alt., 147 cm; entre-eixos, 260 cm Peso: 1.073 kg |
Equipamentos
6 airbags, rodas aro 16”, assistência de partida |
Pense também em um Onix Plus Premier…Por R$ 103.305 acrescenta alerta de ponto cego, sensores de estacionamento traseiro, câmera traseira, assistente de frenagem de emergência. |
Fiat Cronos Drive 1.3: R$ 85.798
Preço sem isenção: R$ 101.990
A versão automática traz um bom pacote de equipamentos e acrescenta itens importantes em relação à versão manual como modo Sport, assistente de partida em rampa e piloto automático. Com R$ 3.990 a mais ganha ar-condicionado digital, partida por botão e câmera de ré. O motor 1.3 aspirado casa bem com o CVT herdado do Pulse.
Ficha técnica Motor: transv., 4 cilindros, 1.332 cm3 Potência: 107/98 cv a 6.250 rpm Torque: 13,7/13,2 kgfm a 4.000 rpm Câmbio: automático CVT de 7 marchas, tração dianteira Dimensões: compr., 436 cm; larg., 172 cm; alt., 150 cm; entre-eixos, 252 cm Peso: 1.196 kg |
Equipamentos
4 airbags, central multimídia, |
Pense também em um
|
Honda City Sedan LX: R$ 102.316
Preço sem isenção: R$ 115.300
Na linha 2024, que começou a ser vendida em janeiro, o modelo ganhou a nova versão de entrada LX por R$ 115.300, o credenciando a pleitear o desconto para PcD. Mesmo sem bônus extra, o City custa pouco mais de R$ 100.000 e oferece central multimídia, partida por botão, faróis automáticos, rodas de liga leve de 15” e seis airbags.
Ficha técnica Motor: transv. 4 cilindros, 1.498 cm3 Potência: 126 cv a 6.200 rpm Torque: 15,8/15,5 kgfm a 4.600 rpm Câmbio: automático CVT de 7 marchas, tração dianteira Dimensões: comp., 454 cm; larg., 174 cm; alt., 147 cm; entre-eixos, 260 cm Peso: 1.167 kg |
Equipamentos 6 airbags, rodas de liga leve 15”, assistência de partida em rampa, sensor de estacionamento, central multimídia, painel digital, partida pela chave, start-stop, câmera assistente de ponto cego, câmera de ré, bancos de couro. |
Toyota Yaris sedan XL: R$ 82.104
Preço sem isenção: R$ 97.990
Este é o sedã automático mais barato do Brasil e não perde este posto nem mesmo diante dos bônus para PcD, que rivais eventualmente recebam, e a Toyota não concede para ele. No pacote de equipamentos de série, o Yaris inclui sete airbags e assistente de partida em rampa, mas suas rodas são de aço, de 15”, e não há central multimídia.
Ficha técnica Motor: transv. 4 cilindros, 1.496 cm3 Potência: 110/105 cv a 5.600 rpm Torque: 14,9/14,3 kgfm a 4.000 rpm Câmbio: CVT de 7 marchas, tração dianteira Dimensões: compr., 442,5 cm; larg., 173 cm; alt., 149 cm; entre-eixos, 255 cm Peso: 1.130 kg |
Equipamentos 7 airbags, rádio AM/FM, rodas de aço 15”, assistente de partida em rampa. |
Pense também em um Toyota Yaris Sedã XS…Por R$ 98.471 acrescenta central multimídia, chave presencial, rodas de liga leve 15”, frenagem autônoma, |
Volkswagen Virtus TSI: R$102.275
Preço sem isenção: R$ 119.910
A versão de entrada do Virtus é a única que fica dentro do limite de R$ 120.000 e no preço já está incluso o único opcional: a multimídia VW Play (R$ 1.570). Com a central, o VW torna-se uma das opções mais completas, com direito a piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, seis airbags e até bloqueio do diferencial.
Ficha técnica Motor: transv. 3 cilindros, 999 cm3, turbo Potência: 116/109 cv a 5.000 rpm Torque: 16,8/16,8 kgfm a 4.250 rpm Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira Dimensões: compr., 456,1 cm; larg., 175,1 cm; alt., 147,7 cm; entre-eixos, 265,1 cm Peso: 1.202 kg |
Equipamentos
6 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 15”, |
Hyundai HB20S Comfort Plus: R$ 99.309
Preço sem isenção: R$ 113.390
No começo de 2024, a Hyundai anunciou um enxugamento de versões para a linha HB20S: eram 12 versões e agora são seis, e com essa mudança o sedã compacto deixa de ter uma opção automática abaixo dos R$ 100.000. A nova versão de entrada, porém, é mais bem equipada e inclui multimídia, retrovisores elétricos e até quadro de instrumentos digital.
Ficha técnica Motor: transv. 3 cilindros, 999 cm3, turbo Potência: 120/120 cv a 6.000 rpm Torque: 17,5/17,5 kgfm a 1.500 rpm Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira Dimensões: compr., 432,5 cm; larg., 172 cm; alt., 147 cm; entre-eixos, 253 cm Peso: 1.137 kg |
Equipamentos
6 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 16”, |
SUVs PcD com desconto
Fiat Fastback Turbo 200: R$ 101.620
Preço sem isenção: R$ 117.990
A versão de entrada do SUV cupê teve o preço reduzido em R$ 4.000 (R$ 117.990) para se adequar ao limite de R$ 120.000 do ICMS. O valor divulgado pela Fiat com as isenções é de R$ 101.620, uma redução de 14% com 4% de bônus. O conjunto do motor 1.0 turbo com o câmbio CVT o torna econômico, com média de até 16,2 km/l na estrada.
Ficha técnica Motor: transv. 3 cilindros, 999 cm3, turbo Potência: 125/130 cv a 5.750 rpm Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira Dimensões: compr., 442 cm; larg., 177 cm; alt., 154 cm; entre-eixos, 253 cm Peso: 1.253 kg |
Equipamentos
4 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 17”, |
Hyundai Creta Action: R$ 98.823
Preço sem isenção: R$ 116.990
A versão é a única da linha Creta que continua com a identidade visual da geração anterior, lançada em 2016, e traz o motor 1.6 aspirado combinado com o câmbio automático de seis marchas. A lista de equipamentos inclui rodas de liga leve, faróis de neblina e sensor crepuscular, mas nada de multimídia: há apenas um rádio simples.
Ficha técnica Motor: transv., 4 cilindros, 1.598 cm3 Potência: 130/123 cv a 6.000 rpm Torque: 16,5/16,0 kgfm a 4.500 rpm Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira Dimensões: compr. 429 cm; larg., 178 cm; alt., 163 cm; entre-eixos, 259 cm Peso: 1.359 kg |
Equipamentos
2 airbags frontais, rádio AM/FM, rodas de liga leve 16”, |
Nissan Kicks Active CVT: R$ 88.490
Preço sem isenção: R$ 112.990
Graças ao bônus de 8%, o Kicks é um dos SUVs para PcD mais baratos, com desconto de quase 22%, o equivalente a uma redução de R$ 24.500 do preço de tabela. Ele tem seis airbags, piloto automático, retrovisores elétricos e até DRL. Mas a central multimídia não está presente e o design já está datado, por isso mesmo a nova geração chega em breve.
ficha técnica
Motor: transv., 4 cilindros, 1.598 cm3 |
Equipamentos
6 airbags, rodas de aço aro 16”, |
Pense também em um
|
Renault Duster Intense Plus: R$ 105.930
Preço sem isenção: R$ 131.190
O maior bônus para PcD é concedido pela Renault: são 12% e graças a isso a redução ultrapassa R$ 25.000. Esse valor já para a linha 2024, que ganhou uma leve reestilização com novos DRLs e lanternas redesenhadas. A grande novidade é que agora todas as versões trazem seis airbags (eram apenas dois) e os faróis são de led.
Ficha técnica Motor: transv., 4 cilindros, 1.598 cm3 Potência: 120/118 cv a 5.500 rpm Torque: 16,2 kgfm a 4.000 rpm Câmbio: automático CVT de 6 marchas, tração dianteira Dimensões: compr., 437 cm; larg., 183 cm; alt., 169 cm; entre-eixos, 267 cm Peso: 1.767 kg |
Equipamentos
6 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 16”, |
Pense também em um Renault Duster Iconic Plus 1.6…Por R$ 112.824 acrescenta chave presencial, ar-condicionado digital, carregamento por indução e sensor de ponto cego. |
Volkswagen T-Cross Sense: R$ 100.700
Preço sem isenção: R$ 119.990
Após um hiato de mais de dois anos, a marca volta a oferecer a versão Sense para PcD com redução de quase R$ 20.000 no preço de tabela. A novidade da linha 2024 é que a versão especial agora traz a central multimídia Composition Touch de 6,5” de série. A garantia, por sua vez, aumentou para três anos, como todos os outros modelos VW.
Ficha técnica
Motor: transv. 3 cilindros, 999 cm3, turbo |
Equipamentos
6 airbags, central multimídia, rodas de aço aro 16”, |
Pense também em um VW T-Cross 200 TSI 1.0 turboPor R$ 122.551 acrescenta painel digital, VW Play, sistema de frenagem pós-colisão. |
Volkswagen Nivus Sense: R$ 100.700
Preço sem isenção: R$ 119.990
O sobrenome Sense é conhecido pelo público PcD, pois foi a versão exclusiva criada pela VW para esse mercado e foi um sucesso de vendas com o T-Cross entre 2020 e 2021. Agora ela chega com a mesma proposta no Nivus e surpreende pela riqueza no conteúdo. Há todos os recursos de segurança ativos como ACC, faróis full-led e painel digital.
Ficha técnica
Motor: transv., 3 cilindros, 999 cm3, turbo |
Equipamentos
6 airbags, central multimídia, rodas de liga leve 16”, |
Pense também em um VW Nivus Comfortline…Por R$ 112.344 acrescenta câmera de ré, sensor de pressão de pneus, carregador por indução. |
Outras opções entre os SUVs
Citroën C3 Aircross 1.0 Turbo Feel
Valor com isenção: R$ 100.304
O Aircross tem proposta diferente: entregar mais espaço e mais rendimento por um preço menor. Ele oferece o entre-eixos de um VW Taos, mas pode custar menos que um Fiat Pulse 1.0. E essa versão mais vantajosa traz quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, com conta-giros, quatro airbags, além do sensor de estacionamento e retrovisores elétricos. O motor é o 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm, combinado à transmissão CVT (sete marchas simuladas) com modos Sport, Normal e Econômico. No preço para PcD, a marca concede 5% de bônus e reduz o valor em quase R$ 20.000 (16,4%).
Caoa Chery Tiggo 5X Sport 1.5 turbo
Valor com isenção: R$ 103.000
É um dos SUVs mais potentes com o 1.5 turbo, que rende até 150 cv e 21,4 kgfm. E conta com seis airbags, multimídia e até bancos de couro.
Citroën C3 Aircross 1.0 turbo Feel Pack
Valor com isenção: R$ 93.987
São R$ 6.317 de diferença para a versão Feel Pack, mas já vem com multimídia e DRL de led, porém só tem os dois airbags obrigatórios.
Citroën C4 Cactus 1.6 Live
Valor com isenção: R$ 96.186
O design é atrativo assim como o pacote de equipamentos, que inclui uma multimídia de 10”, DRL de led e assistente de partida em rampa.
Citroën C4 Cactus 1.6 Feel
Valor com isenção: R$ 99.160
Já a versão Feel adiciona rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, câmera de ré e faróis de neblina por R$ 2.974 extras.
Chevrolet Spin LS 1.8
Valor com isenção: R$ 92.528
Teremos uma minivan reestilizada em breve, mas o preço atual é convidativo apesar de ser a versão com cinco lugares e ter motor 1.8 de só 111 cv.
Chevrolet Tracker Turbo 1.0
Valor com isenção: R$ 105.860
O SUV se destaca pelo moderno motor 1.0 turbo (116 cv) e pelo conteúdo, que inclui painel digital, multimídia, seis airbags e chave presencial.
Fiat Pulse Drive 1.3
Valor com isenção: R$ 98.166
Ele traz medidas tímidas para um SUV, mas compensa com um motor econômico, que rende até 107 cv, e pelo bom pacote de equipamentos.
Fiat Pulse S-Design 1.3
Valor com isenção: R$ 102.866
Traz itens extras como com faróis de led, tela digital, multimídia de 8,4”, sensor de estacionamento e até assistente de faixa.
Jeep Renegade 1.3 turbo
Valor com isenção: R$ 102.900
Ele reduziu o preço para entrar no limite para PcD e oferece o motor mais potente, o 1.3 turbo, que rende até 185 cv, e tecnologias ADAS.
Mais rigor e burocracia para ser PcD e comprar carros com desconto
Em 2020, a lei que regulamentava o acesso ao benefício da isenção para PcD era muito abrangente e a lista de doenças cujos portadores poderiam pleitear os descontos chegou a 70, incluindo doenças mais brandas como tendinite. A Abridef, uma associação ligada ao setor, estimava que, diante das facilidades criadas, praticamente metade dos motoristas do Brasil teriam direito à isenção de impostos.
Em 2021, a legislação foi alterada e a partir daí apenas pessoas com deficiências de grau moderado a grave e que provoquem limitações de mobilidade tiveram direito à isenção. O rigor é ainda mais alto para concessão do benefício no estado de São Paulo, que exige um laudo psicossocial de mais de 60 questões e uma perícia presencial e acabou dificultando a vida de quem tem direito. Porém, segundo especialistas de mercado, reduziu as fraudes.