Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Fiat Cronos é usado com porta-malas enorme e preço de hatch 1.0

Com boa relação custo/benefício, o sedã é um carro com vida longa no mercado, o que o torna opção interessante entre os usados

Por Alexandre Ule Ramos
Atualizado em 13 ago 2023, 11h47 - Publicado em 22 mar 2023, 21h44
Sem o Grand Siena, o Argo se tornou a única opção da Fiat no segmento (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Lançado como versão sedã do hatchback Fiat Argo, o Cronos ganhou relevância com a recente saída de linha do Fiat Grand Siena (derivado do Palio), pois passou a ser o único representante da marca no segmento dos sedãs compactos e para isso ganhou até mesmo nova motorização e câmbio, no caso o 1.0 de três cilindros e a transmissão CVT.

Importado da Argentina, inicialmente estava disponível nas versões 1.3 manual, Drive 1.3 manual e automatizada, e Precision 1.8 manual e automática.

Desde a versão de entrada já contava com volante multifunção, ar-condicionado e direção elétrica. Na versão mais cara, havia mimos como luzes diurnas, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve aro 16. Rodas aro 17, bancos de couro, painel digital, ar- -condicionado automático, chave presencial e limpador com sensor de chuva eram opcionais.

Se a escolha recaísse sobre o 1.8 Precision com câmbio automático, a lista de equipamentos incluía: maçanetas e frisos cromados, cruise-control, volante de couro e iluminação interna diferenciada. E o motor 1.8 é o E.Torq, com 139 cv. Por essa grande quantidade de opcionais, presentes em todas as versões (no Drive 1.3, por exemplo, tem até mesmo câmera de ré e sensor traseiro), é preciso cuidado na hora de escolher uma unidade entre os usados.

Cronos HGT
Novas versões são mais equipadas e têm visual mais sofisticado (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

No modelo 2019, a mudança foi a chegada da versão Drive 1.8 AT e no modelo 2020, o HGT 1.8 AT6, além do S Design 1.8 AT. Este ano, chegou o motor novo 1.0 e o câmbio CVT.

O Cronos é um carro com poucos defeitos graves, mas os que existem são persistentes e irritantes. Como principais pontos positivos temos o porta-malas com grande capacidade, painel completo, bom acerto de suspensões para uso urbano e, por que não, o estilo que, se não agrada a todos, também não desagrada.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Entre os pontos negativos temos os engates de marchas longos e imprecisos, o espaço traseiro um tanto restrito para cabeça, pernas e ombros e assentos dianteiros curtos e desconfortáveis, principalmente para quem é mais alto. Além disso, o Cronos teve fraco desempenho nos testes de impacto do Latin NCap.

O Cronos é um daqueles carros que agradam e têm vida longa no mercado pelas vantagens que apresentam, dentro de um custo aceitável e sem grandes problemas graves. Com uma pesquisa paciente e criteriosa, é possível fazer um excelente negócio entre os usados. Apenas olho vivo com as peças: elas definitivamente não são baratas.

Cronos HGT
(Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

Os defeitos do Fiat Cronos

Sistemas que funcionam sozinhos – Defeito recorrente, foi tratado em vários casos em garantia: o alarme que dispara é o mais comum, mas pode aparecer abertura e fechamento espontâneo dos vidros e abertura autônoma das travas de porta.

Continua após a publicidade

Ruídos na suspensão dianteira – Surgem estalos e rangidos, por causa de problemas nas buchas. Em carros mais antigos é necessário maior cuidado, pois mesmo que tenham sido atendidos em garantia o defeito pode reaparecer.

Câmbio automatizado – Este tem os mesmos problemas das caixas Dualogic, com a presença de trancos e funcionamento irregular. Em alguns casos é preciso parar e desligar o carro para a situação voltar ao normal.

Difusores de ar – Esses componentes são frágeis, quebram com facilidade e, mesmo nos carros em garantia, nem sempre a fábrica autoriza a troca.

Ruídos internos – Os plásticos usados na parte interna do Cronos não primam pela excelente qualidade e isso se reflete na quantidade de ruídos presente nas portas e painel de instrumentos. E é difícil se livrar deles.

A voz do dono

Nome: Jorge Salles Pereira Araújo
Idade: 39 anos
Profissão: motorista
Cidade: São Paulo (SP)

Continua após a publicidade

O que eu adoro:

“O carro é muito econômico, não dá problema; para mim, que trabalho com ele, o porta-malas enorme é importante. Esse é o segundo que eu tenho. Gosto do estilo, mas tem gente que pensa que é o Grand Siena…”

O que eu odeio:

“Os barulhos! São de todos os tipos e chegam de todos os lugares. É no painel, nas portas, nos acabamentos dos cintos, na suspensão dianteira, até mesmo os coxins de escapamento já deram problema e geraram barulhos.”

Preço médio dos Fiat Cronos usados (KBB BRASIL)

Preços medios Cronos
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Fiat Cronos

Peças Fiat Cronos
(Reprodução/Quatro Rodas)

Nós dissemos:

Crash Test Cronos
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

DEZEMBRO DE 2021  “O Latin NCap divulgou nesta sexta-feira (3) os resultados de uma nova rodada de testes de impacto, nos quais os Fiat Argo e Cronos saíram com pontuação zerada. Os principais pontos críticos dos modelos, segundo o órgão, estão na baixa proteção lateral para adultos e na instabilidade da estrutura do habitáculo. As unidades avaliadas são de versões de entrada…”

Pense também em um:

VW Virtus Sense
(Divulgação/Volkswagen)

VW Virtus – É um pouco mais comprido (4,36 m do Fiat contra 4,48 m), mas é na distância entre-eixos que o VW leva a melhor, sendo 2,65 m ante 2,52 m. No porta-malas, bastante equivalência, com 525 litros contra 521 litros do Virtus. Para quem não quer gastar muito, pode optar pela versão equipada com motor 1.6 MSI e câmbio manual. Já foi descontinuada, mas é mais barata e avessa a problemas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.