Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine com preço absurdo

Gasolina, etanol e diesel: entenda por que combustíveis não são puros no Brasil

Você sabe por que a gasolina tem até 30% de etanol e o etanol contém água? Entenda os motivos, o impacto na octanagem e no rendimento do seu motor

Por Da Redação
27 set 2025, 10h23
sustentabilidade
Bomba de combustível de etanol (Acervo/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Muitos motoristas se perguntam: por que a gasolina, o etanol e o diesel vendidos nos postos brasileiros não são puros? A resposta está ligada ao custo, mas também a fatores técnicos que influenciam o desempenho dos motores.

Pela legislação brasileira em vigor desde 1° de agosto de 2025, a gasolina comum (E30) pode ter até 30% de etanol anidro. Já o etanol combustível (E100), vendido separadamente nas bombas dos postos, contém uma pequena quantidade de água. Já a proporção de biodiesel no diesel vendido no Brasil passou a ser de 15%.

A função do etanol na gasolina

O etanol anidro é adicionado à gasolina por dois motivos. O primeiro é reduzir o custo final na bomba, já que sua produção a partir da cana-de-açúcar é competitiva. O segundo é aumentar a octanagem, medida que indica a resistência do combustível à detonação precoce.

Frasco com etanol no Laboratório de Análise do CTC.
Frasco com etanol no Laboratório de Análise do CTC (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

No passado, essa função era cumprida pelo chumbo tetraetila, um aditivo tóxico hoje proibido. O etanol substituiu o composto e atua como antidetonante de menor impacto ambiental, permitindo que o motor opere de forma mais eficiente. O álcool é usado com esta função em diversos países, mas é no Brasil onde a proporção do combustível vegetal é maior.

Esse etanol adicionado à gasolina é anidro, com menos de 0,3% de água. Esse baixo teor é essencial para evitar a separação de fases no tanque, o que poderia danificar o sistema de injeção e o motor.

Continua após a publicidade

A presença de água no etanol combustível

Já o etanol vendido separadamente é o hidratado. Ele resulta do processo de destilação da cana, que mantém cerca de 5% de água em sua composição. Para transformá-lo em anidro, seria necessário um refino adicional de desidratação, o que elevaria o custo.

teste-de-qualidade-de-combustivel-gasolina-adulterada-alcool-etanol
O teste de mistura de álcool na gasolina pode ser exigido por qualquer cliente, em qualquer posto (ANP/Divulgação)

Embora o etanol anidro tivesse rendimento energético um pouco superior, as usinas de álcool dizem que sua venda direta não é viável economicamente. Por isso, os motores flex brasileiros são calibrados para funcionar com o etanol hidratado encontrado nos postos.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a indústria automotiva defende, há muito, que a venda de etanol anidro não só aumentaria o rendimento dos carros e poderia melhorar o consumo do álcool, como também evitaria possíveis defeitos. A proporção de água adicionada por vezes é relacionada a defeitos nos bicos injetores e bombas, principalmente as bombas de alta pressão usadas em carros de injeção direta.

Ainda mais grave é a mistura de metanol nos combustíveis, identificada em alta proporção, recentemente, em postos do Brasil.

Impacto para motores e diferenças internacionais

Ford Focus sendo abastecido com etanol em posto na França
Ford Focus sendo abastecido com etanol em posto na França (Vincent Guzman/Unsplash)

A composição dos combustíveis no Brasil exige adaptações específicas nos veículos vendidos aqui. Motores de carros importados precisam ser recalibrados para rodar com a gasolina E30, que tem menor poder calorífico do que a gasolina pura usada na Europa ou nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Nesses mercados, a mistura comum é a E85 (85% etanol e 15% gasolina). A gasolina facilita a partida a frio, já que se vaporiza com mais facilidade em baixas temperaturas. No Brasil, onde o etanol predomina, essa limitação é contornada por sistemas auxiliares, como o antigo tanquinho de partida a frio ou tecnologias modernas de pré-aquecimento dos bicos injetores.

Risco maior para o diesel

Em agosto, o diesel passou a receber 15% de biodiesel, ante os 14% que eram adicionados até então. A mudança vinha sendo discutida desde o fim de 2024. Um dos principais argumentos do governo é reduzir a dependência do petróleo e a instabilidade de seu preço no mercado internacional.

Biodiesel
(Arquivo/Agência Brasil)
Continua após a publicidade

O aumento do percentual de biodiesel preocupa especialistas. Isso porque o combustível é mais suscetível à oxidação, processo que pode gerar peróxidos e ácidos quando armazenado por longos períodos.

O diesel já possui a propriedade natural de absorver água, mas o biodiesel potencializa essa característica. Além disso, sua formulação pode conter gordura animal, o que favorece a proliferação de bactérias e aumenta a viscosidade do produto. Um diesel contaminado pode provocar falhas e danos no sistema de alimentação de veículos leves e pesados. Isso está arruinando os motores a diesel no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.