Freios do Toyota Corolla
Proprietários reclamam da baixa durabilidade de pastilhas e discos de freio do sedã
No nosso teste de Longa duração, mais da metade dos carros que completaram os 60 000 km nunca necessitaram da substituição dos discos de freio. Então é possível ter uma ideia de como fica o humor de um dono de Corolla, reconhecido pela robustez e durabilidade, quando ele tem de trocar as peças em menos de 35 000 km.
Foi o caso do ortopedista Marcos Britto da Silva, do Rio de Janeiro (RJ). “Meu carro, com menos de dois anos, já estava com os freios traseiros assobiando. A concessionária disse que precisava trocar as pastilhas e os quatro discos, ao custo de 2 200 reais”, afirma Marcos. “Alegaram que, por ser um item de desgaste natural, a garantia de fábrica não cobria. Então por que no meu Corolla anterior os discos duraram mais de 100 000 km?”
A baixa durabilidade das peças dos freios do sedã manifesta-se até em modelos tão pouco rodados que ainda parecem zero-quilômetro, como relata a empresária Dulcineia Bianchi, de Linhares (ES), dona de um Corolla 2012. “Meu carro tem apenas 10 000 km e já está com desgaste acentuado nos discos.Agora vou ter de trocá-los”, diz.
Para os mecânicos, o problema é conhecido. “Discos de Corolla desgastados são bem comuns aqui na oficina. O caso ocorre com os sedãs a partir do ano 2003”, diz Marcela Starling, consultora da rede BH Oficinas e diretora de compras do centro automotivo THC.
Ela explica que no sedã da Toyota costuma-se substituir as pastilhas pela primeira vez, em média, aos 18 000 km, sendo a segunda aos 30 000 km. “A diferença é que na segunda vez, além das pastilhas, trocam-se também os discos de freio. E nessa hora é bem comum a pastilha ainda ter vida útil, mas o disco estar tão desgastado que ela encosta na lateral do disco, fazendo o proprietário reclamar da falta de freio”, diz Marcela.
O POVO RECLAMA
“Meu carro tem menos de 15 000 km rodados e já está com os discos gastos.” – Alexandre Bathazar Cavalcante, economista, Belém (PA), dono de um Corolla 2012
“Perdi a conta de quantas vezes eu troquei os discos de freio por causa dos ruídos e do desgaste prematuro. Eles duraram menos de 30 000 km.” – Sérgio Navarro Junior, representante comercial, Itapoá (SC), dono de um Corolla 2010
RESPOSTA
Até o fechamento desta edição, a Toyota não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
CONTE-NOS SEU PROBLEMA
Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br