Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Existe um limite para instalação dos faróis auxiliares (milha)?

A regra vale para carros de passeio e comerciais leves. Infração pode render multa

Por Da Redação Atualizado em 11 Maio 2021, 16h03 - Publicado em 12 set 2018, 14h39
Jeep
No Brasil, esse monte de faróis não pode, não! Divulgação/Jeep

Quantos faróis auxiliares (também conhecidos como milha) posso instalar? Em que posição do veículo? – Eduardo Maia, por e-mail

No máximo dois faróis em carros de passeio ou comerciais leves, segundo legislação brasileira. Não há restrição em relação ao posicionamento das luzes, desde que sempre apontadas para a frente.

Mas não dá para sair transformando qualquer carro em árvore de Natal.

“O proprietário deve verificar com o fabricante do equipamento se ele atende às normas técnicas”, explica a Valeo, fabricante de faróis.

Continua após a publicidade

No facelift de 2010, perdeu quebra-mato e faróis de milha
Os faróis de longo alcance (milha) do último CrossFox ficavam juntos dos faróis de neblina, mas só um deles funcionava de cada vez Marco de Bari/Quatro Rodas

Uma restrição é que as luzes auxiliares de longo alcance devem ser vinculadas ao farol alto do carro.

Elas podem ser acionadas simultaneamente com o facho alto (como ocorre no CrossFox) ou só terem seu funcionamento liberado quando o farol alto é travado – solução adotada pelos modelos Adventure da Fiat.

A instalação elétrica deve ser feita por especialistas, para evitar danos aos cabos originais do carro e até curtos-circuitos.

Caso o veículo seja parado em uma blitz com os faróis irregulares, o motorista pode receber uma multa gravíssima, que dá 7 pontos na CNH e custa R$ 293,70. Além disso, o veículo pode ser apreendido pelas autoridades.

Continua após a publicidade

Publicidade