Entenda como são feitos os pneus de banda branca
Usados em carros clássicos, os pneus de banda branca têm processo de fabricação diferente dos pneus convencionais

Mauro Antonio da Costa, Campo dos Goytacazes (RJ)
Não se trata de uma pintura, como é comum as pessoas pensarem. Na verdade, usa-se uma camada de borracha na cor branca por cima da borracha preta dos pneus.
“Elas (faixas e letras brancas) são feitas através de uma massa de borracha branca que é aplicada entre camadas de borracha preta, na região lateral do pneu, durante a fabricação, e esse conjunto é então vulcanizado em um molde especial”, explica Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.
“Após a vulcanização, a camada externa superficial preta é lixada na região das letras, para revelar a parte branca que já estava embutida no pneu”, completa Magliano.
Porém, isso vale para os pneus de rua, explica Flávio Santana, gerente de produto da Michelin América do Sul. No caso dos pneus de competição – esses que apresentam detalhes de diferentes cores – usa-se um adesivo, não oferecendo a mesma resistência do processo citado. Mas estes pneus são usados por menos tempo.