Clique e assine por apenas 8,90/mês

Economizador Carcony

Ele promete até 20% de redução no consumo de combustível, mas em nosso teste ele se mostrou completamente inútil

Por Fernando Garcia - Atualizado em 9 nov 2016, 14h02 - Publicado em 19 set 2014, 13h29
teste-de-produtos

As legislações de emissões cada vez mais rígidas obrigam as montadoras a investir pesado em tecnologias que reduzam as taxas de poluentes e, por tabela, o consumo de combustível: injeção direta, turbo, novos materiais, sistema start-stop. Todos recursos caros, que às vezes mal conseguem diminuir o consumo em 15%. Imagine a surpresa quando se descobre que há um acessório à venda na internet por menos de R$ 70 que promete a queda no consumo em até 20%?

Estamos falando do economizador Carcony. Para usar o aparelhinho, basta conectar no acendedor de cigarro ou tomada 12 V do veículo e automaticamente ele corta o gasto de combustível do carro. O produto diz que vai além: garante redução nas emissões de poluentes e aumento de potência e do torque do motor, além de proteger a bateria e o sistema elétrico original, diminuindo dessa maneira os custos com manutenção.

Era tanto milagre que encomendamos o nosso pela loja virtual Shop Alfa Net, por R$ 69,90. Importado da China, o Carcony parece uma lâmpada de 9,5 x 3,3 cm, que vem numa caixinha de

papelão com um livreto de instruções só em chinês e inglês. Um detalhe curioso é que não há explicação técnica nos sites da importadora ou da fabricante de como ele funciona. No manual, em inglês, as únicas informações encontradas foram sobre o modo de uso: uma vez conectado na tomada 12 V, gire a chave de ignição até o primeiro estágio (modo acessórios) e aguarde 30 segundos (apenas para o primeiro uso). Depois disso, é só dar a partida que ele vai funcionar imediatamente. O led verde indica que a voltagem do alternador/bateria está normal. Se acender um led vermelho, é sinal de que o sistema não está operando normalmente.

Continua após a publicidade

Usando como cobaia um Citroën C3 1.5, fomos até nossa pista de Limeira (SP) para fazer o teste de

consumo. Sem o economizador, o C3 registrou 7,4 km/l no ciclo urbano e 10,1 km/l no rodoviário, com etanol. Depois da colocação do aparelho na tomada 12 V, repetimos as medições e os números obtidos foram praticamente os mesmos: 7,4 km/l na cidade e 10,0 km/l na estrada. Ou seja, o Carcony só serve mesmo para ocupar espaço na tomada 12 V.

CUMPRE O QUE PROMETE? – NÃO

O economizador de combustível Carcony só vem com instruções em chinês e inglês, não explica tecnicamente como funciona e o mais importante: não melhorou o consumo.

Continua após a publicidade

ONDE ENCONTRAR

http://www.shopalfanet.com.br

PEDE QUE A GENTE TESTA

Você gostaria que testássemos algum produto ou equipamento? Então escreva para 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade