Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

É possível colocar saída de ar no banco traseiro do VW Polo MPI e MSI?

Mesmo em carros que oferecem o recurso em determinadas versões de acabamento ou carroceria, mudança é complexa

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 2 jan 2019, 09h00 - Publicado em 2 jan 2019, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A saída do ar-condicionado só está disponível no Polo equipado com motor turbo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    É possível instalar saída de ar na traseira em carros que não oferecem, como nas versões mais baratas do Polo?- Wagner José Aragão, Castanhal (PR)

    Publicidade

    Possível é, mas não é recomendável. O Polo oferece esse recurso nas versões TSI.

    Publicidade

    “A eventual adaptação dessa saída nos modelos que não trazem o recurso é tecnicamente possível. Mas trata-se de uma operação complexa, que demandaria a substituição de vários componentes do veículo”, explica a Volkswagen.

    Levar o duto do ar-condicionado para outras partes do carro é complexo (Divulgação/Audi)

    É necessário colocar um duto para levar o fluxo de ar para o difusor extra, exigindo modificações em parte do ar-condicionado e console central.

    Publicidade

    Também é preciso avaliar se o eletroventilador terá força suficiente para levar o ar com eficiência a um ponto mais distante do projetado originalmente.

    Em cima, embaixo e de ladinho

    Modelos como Toyota SW4 e Dodge Journey podem oferecer ar-condicionado no teto (Divulgação/Toyota)

    O espaço entre os bancos dianteiros não é o único a receber saídas do ar-condicionado. Também é possível incluir difusores no assoalho, sob os assentos frontais — solução muito comum no passado, aliás.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Outros locais usados por modelos mais caros são as colunas B e no teto. As saídas superiores são mais comuns em SUVs e crossovers longos e/ou com três fileiras, que usam essa solução para enviar ar refrigerado a quem está sentado no fundo do veículo.

    O “cachecol de ar” aquecem o ar por meio de resistências elétricas (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Mas talvez o sistema mais inusitado seja o airscarf (cachecol de ar, em inglês), que a Mercedes oferece em boa parte de seus conversíveis.

    Publicidade

    O mecanismo não tem relação com o ar-condicionado, mas é capaz de enviar uma brisa quente na nuca dos ocupantes dos bancos dianteiros para tornar o passeio com o teto abaixado mais agradável.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.