Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

É certo pisar na embreagem para dar partida no motor do carro?

Não só é certo como muitos carros só deixam ligar o motor se o motorista estiver pisando na embreagem

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 Maio 2025, 15h32 - Publicado em 24 Maio 2025, 15h32
Alguns modelos aceleram sozinho ao acionar a embreagem para simular o punta taco
Pisar na embreagem? Só quando necessário! (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Pisar na embreagem ao dar a partida é uma das dicas que ouvíamos dos nossos pais e avós a respeito a carros com pouca dose de tecnologia. Saiba que os carros evoluíram, ganharam injeção direta, aceleradores eletrônicos, assistência elétrica na direção, porém simples recomendações ainda garantem a maior duração dos componentes.

Aquela pisada no pedal da embreagem ainda ajuda, não só por questões de segurança – vai que o carro está engrenado? Ao desacoplar o sistema na hora de virar a chave, o conjunto fica mais leve, especialmente na primeira partida do dia. Muitos carros manuais, inclusive, só ligam ao pisar na embreagem.

Isso quer dizer que o motor de partida poderá trabalhar mais “leve”. Imagine o esforço: após tanto tempo parado, há menos vestígio de lubrificante em muitas partes do motor. Além disso, óleo, motor e câmbio não estão na temperatura ideal e ao ligar você estará arrastando algumas engrenagens.

A longo prazo, pisar na embreagem vai fazer o sistema durar mais.

E como ficam os carros automáticos nessa? Bem, na hora da partida o conversor de torque (que é quem acaba fazendo a função da embreagem) deixa o motor trabalhar “solto”, sem o peso do câmbio (que também depende da circulação do seu lubrificante). Isso também vale para a maioria dos câmbios CVT, porque alguns têm acoplamento por embreagem. E os câmbios de dupla embreagem estarão desacoplados na partida do motor.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Aliás, dar partida no motor com ar-condicionado e faróis desligados também permanece válido. Apesar de mais modernas e com corrente maior, as baterias são mais exigidas em tais situações, o que reduz sua vida útil. Muitos carros já desligam esses sistemas automaticamente na hora da partida.

Mas nem pense em descansar o pé na embreagem enquanto estiver dirigindo. Por mais leve que seja a pressão exercida, ainda basta para gerar o acionamento mínimo do sistema. Ou seja: atrito e desgaste desnecessários do conjunto. Só pise na embreagem para arrancar com o carro, para trocar as marchas e, claro, quando estiver prestes a parar o carro, para não forçar o motor até desligar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.