É certo pisar na embreagem para dar partida no motor do carro?
Não só é certo como muitos carros só deixam ligar o motor se o motorista estiver pisando na embreagem

Pisar na embreagem ao dar a partida é uma das dicas que ouvíamos dos nossos pais e avós a respeito a carros com pouca dose de tecnologia. Saiba que os carros evoluíram, ganharam injeção direta, aceleradores eletrônicos, assistência elétrica na direção, porém simples recomendações ainda garantem a maior duração dos componentes.
Aquela pisada no pedal da embreagem ainda ajuda, não só por questões de segurança – vai que o carro está engrenado? Ao desacoplar o sistema na hora de virar a chave, o conjunto fica mais leve, especialmente na primeira partida do dia. Muitos carros manuais, inclusive, só ligam ao pisar na embreagem.
Isso quer dizer que o motor de partida poderá trabalhar mais “leve”. Imagine o esforço: após tanto tempo parado, há menos vestígio de lubrificante em muitas partes do motor. Além disso, óleo, motor e câmbio não estão na temperatura ideal e ao ligar você estará arrastando algumas engrenagens.
A longo prazo, pisar na embreagem vai fazer o sistema durar mais.
E como ficam os carros automáticos nessa? Bem, na hora da partida o conversor de torque (que é quem acaba fazendo a função da embreagem) deixa o motor trabalhar “solto”, sem o peso do câmbio (que também depende da circulação do seu lubrificante). Isso também vale para a maioria dos câmbios CVT, porque alguns têm acoplamento por embreagem. E os câmbios de dupla embreagem estarão desacoplados na partida do motor.
Aliás, dar partida no motor com ar-condicionado e faróis desligados também permanece válido. Apesar de mais modernas e com corrente maior, as baterias são mais exigidas em tais situações, o que reduz sua vida útil. Muitos carros já desligam esses sistemas automaticamente na hora da partida.
Mas nem pense em descansar o pé na embreagem enquanto estiver dirigindo. Por mais leve que seja a pressão exercida, ainda basta para gerar o acionamento mínimo do sistema. Ou seja: atrito e desgaste desnecessários do conjunto. Só pise na embreagem para arrancar com o carro, para trocar as marchas e, claro, quando estiver prestes a parar o carro, para não forçar o motor até desligar.