Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Duplo Vortec Cyclone

Ele prometia 25% de economia de combustível, mas perdeu o fôlego

Por Fernando Garcia
Atualizado em 22 abr 2021, 16h59 - Publicado em 28 jan 2014, 13h24

teste-de-produtos

Nunca a economia de combustível esteve na boca de tanta gente como hoje. É por isso que não faltam no mercado acessórios que têm o objetivo de reduzir o consumo. Entre tantas opções à venda – geralmente só na internet -, destaca-se um de nome estiloso e comprido: D.H. Turbo SuperCharger Blower Duplo Vortec Cyclone 3ª Geração. Ele é tão milagroso que promete até melhora na retomada e aumento da potência e do torque, além de baixar o consumo em 25%.

A peça de metal cilíndrica de 5,5 cm de diâmetro, com duas hélices móveis em cada extremidade, pode ser instalada na entrada do filtro de ar de qualquer veículo a gasolina, etanol, diesel, flex e GNV de qualquer ano, marca ou modelo. Segundo os sites que vendem o produto, ele organiza o fluxo de ar que entra no motor, melhorando a queima do combustível com reflexos no desempenho e no consumo.

Oferecido a 199,90 reais, compramos o Vortec em uma loja virtual e seguimos as instruções contidas no site, já que o produto não trazia manual de instruções nem telefone ou e-mail para orientação do consumidor. Logo no primeiro teste, veio a primeira decepção: a peça não servia nos dutos dos filtros de ar de Uno 1.0, Fox 1.0 e Logan 1.0 e 1.6, mesmo com os anéis adaptadores que acompanhavam o produto. No fim, só conseguimos encaixá-lo no motor de um Fusion 2.0 EcoBoost GTDi.

Com o produto instalado, seguimos para nossa pista de testes em Limeira (SP), onde o Fusion foi submetido a avaliações de consumo no padrão QUATRO RODAS. Sem o Vortec Cyclone, o Ford atingiu 9,4 km/l no ciclo urbano e 13,1 km/l no rodoviário. Depois, já com o produto devidamente colocado na entrada de ar, conforme as recomendações contidas no site, o resultado foi de 9,5 km/l no ciclo urbano e 12,1 km/l no rodoviário. Ou seja, efeito nulo na cidade e piora de 7,6% na estrada, bem longe da melhoria anunciada de 25%.

Continua após a publicidade

Para verificar o aumento de desempenho, realizamos também medições de velocidade. Na aceleração de 0 a 100 km/h, ele cravou 7,7 segundos com e sem o aparelho e, na retomada de 80 a 120 km/h, registrou 4,7 segundos nas duas condições. Portanto, sem efeito algum.

CUMPRE O QUE PROMETE? – NÃO

652_cumpre_02.jpeg 652_cumpre_02.jpeg

O Duplo Vortec Cyclone não traz manual de instruções, não tem embalagem explicativa e o pior: nem chegou perto da promessa de melhorar o desempenho e reduzir o consumo em até 25%.

Continua após a publicidade

ONDE COMPRAR

dhshopping.com.br

PEDE QUE A GENTE TESTA

Você gostaria que testássemos algum produto ou equipamento? Então escreva para 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.