Nem todo fluido de freios de carro é igual; veja todos os tipos e as diferenças
Saiba quando usar DOT 3, DOT 4 ou DOT 5.1 e evite problemas no sistema de freios do carro.

Sandro Marchetti, Limeira (SP)
Rafael Ungarato, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Indovinya, divisão de negócios da Indorama Ventures, explica as principais diferenças entre os fluidos de freio disponíveis no Brasil e suas aplicações.
Há três tipos principais: DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1. A sigla DOT vem do Department of Transportation, agência do governo dos Estados Unidos responsável por estabelecer padrões de segurança para veículos e equipamentos de transporte.

O DOT 3 é indicado para veículos que operam em condições leves ou padrão, com ponto de ebulição seco de pelo menos 205 °C.
O DOT 4 atende a carros de maior desempenho, que exigem resistência superior por conta da intensidade das frenagens.
Já o DOT 5.1 é destinado a veículos pesados. Tem ponto de ebulição seco acima de 260 °C e menor viscosidade, adequado a sistemas que trabalham sob condições extremas.
Quanto à escolha, não há mistério: o Manual do Proprietário traz a especificação correta para cada modelo. Além disso, não se deve misturar fluidos nem trocar o recomendado pela fábrica, sob risco de danificar o sistema de freios.