De onde sai o gás mais tóxico de um veículo e o que ele causa?
É preciso ficar atento à manutenção do sistema de escape, de onde sai o monóxido de carbono, que não tem cor ou cheiro, e pode levar à morte
Quais sistemas do carro possuem gases tóxicos capazes de envenenar os ocupantes do veículo? – Angelo Tesser, Caxias do Sul (RS)
Em um automóvel equipado com motor a combustão, o mais perigoso de todos os gases com potencial intoxicante é o CO (Monóxido de Carbono), que resulta da queima do combustível e é expelido pelo sistema de escapamento, conforme explica o engenheiro mecânico, André De Maria.
Por ser incolor (sem cor) e inodoro (sem cheiro), é importante que as pessoas tenham a consciência de seu risco, pois alguns dos sinais de mal-estar como sonolência, forte dor de cabeça, vontade vomitar e forte dor no peito já podem incorrer numa situação que seja impossível reverter, causando o óbito por asfixia (falta de oxigênio).
Ao ser inalado, o CO se combina com o agente que transporta o oxigênio para todos os órgãos, a hemoglobina, deixando de suprir todas as células, levando à falência dos órgãos, inclusive o coração.